Instrumentos de avaliação

A avaliação é um processo inerente à proposta de implantação-piloto. Trata-se de um momento em que os setores experimentam a implantação e respondem a alguns questionamentos sobre essa experiência, de modo que possamos obter dados sobre os benefícios e as dificuldades da implantação.

A avaliação deve ocorrer em dois momentos: o primeiro, antes da implantação propriamente dita ou nos primeiros dias de sua implantação, visando identificar a percepção dos envolvidos sobre as mudanças que as 30 horas trarão ao setor. Em um segundo momento, mais precisamente após 3 meses de efetiva implantação, aplicamos novamente os questionários de avaliação para que tenhamos os cenários sobre o impacto das 30 horas no serviço e na vida dos servidores.

As pessoas que participam da avaliação são divididas em três categorias: servidores do setor; chefia do setor; e público atendido pelo setor.

Cada categoria responde a um questionário específico, sendo que, no caso do público atendido, não é preciso haver identificação.

Na primeira das três etapas, foi possível construir um relatório preliminar, que pode ser acessado aqui (https://www.unifesp.br/reitoria/30horas/images/30HORAS/Relatorioparcial30h.pdf) e que oferece um exemplo bastante ilustrativo sobre os aspectos que se pretende aferir com a avaliação deste piloto.

Esperamos que a avaliação subsidie relatório final sobre esta experiência na UNIFESP e que seus resultados contribuam para o aprimoramento de uma política sobre a jornada de trabalho dos técnicos administrativos na UNIFESP.