Confira os assuntos discutidos na reunião da Câmara Técnica de Gestão com Pessoas do dia 20 de outubro de 2022:
A reunião da Câmara Técnica de Gestão com Pessoas do dia 20 de outubro contou com a participação dos membros do Comitê de Assessoramento do Plano de Gestão e Desempenho (CAPGD) da Propessoas. Os membros do comitê apresentaram a situação atual do Plano de Gestão e Desempenho (PGD), que estabelece e regulamenta o teletrabalho na Unifesp, e as perspectivas de andamento em curto e médio prazo.
Foi apresentado um cronograma do início do PGD, que se deu a partir da necessidade de implantação do trabalho remoto em março de 2020, em virtude da pandemia de coronavírus. Em 2021 foi estabelecida a Instrução Normativa nº 62 do Ministério da Economia, que autorizava a implantação do teletrabalho nas instituições federais de ensino. Em janeiro de 2022 foi implantado o PGD na Unifesp. Atualmente a Unifesp encontra-se na etapa de avaliação semestral do PGD e de levantamento da necessidade de ajustes.
Foram apresentados os números de setores que aderiram ao teletrabalho na Unifesp, a quantidade de servidores(as) que aderiram ao teletrabalho por campus ou unidade administrativa e os números precentuais de adesão, também por campus ou unidade:
Total de servidores(as) que aderiram ao teletrabalho na Unifesp: 645
Total de servidores(as) que aderiram ao teletrabalho, por unidade administrativa:
Reitoria: 280 servidores(as) (66%)
Campus São Paulo: 138 servidores(as) (15%)
Campus Baixada Santista: 27 servidores(as) (24%)
Campus Diadema: 62 servidores(as) (61%)
Campus Guarulhos: 56 servidores(as) (63%)
Campus São José dos Campos: 57 servidores(as) (88%)
Campus Osasco: 38 servidores(as) (69%)
Hospital Universitário: 1 servidores(as) (0%)
Instituto das Cidades - Zona Leste: 0 servidores(as) (0%)
Total de setores que estão atuando em teletrabalho - geral: 201 setores (31%)
Quantidade de setores que estão atuando em teletrabalho, por unidade administrativa:
Reitoria: 67 setores (33%)
Campus São Paulo: 55 setores (27%)
Campus Guarulhos: 21 setores (10%)
Campus Diadema: 20 setores (10%)
Campus São José dos Campos: 16 setores (18%)
Campus Osasco: 11 setores (6%)
Campus Baixada Santista: 11 setores (6%)
Os membros da CTGP relataram a experiência com o teletrabalho em suas unidades de atuação e mencionaram vários benefícios adquiridos com a implantação do teletrabalho, como melhoria da qualidade de vida; redução de afastamentos por motivo de saúde; aumento de produtividade, concentração e otimização do tempo; facilidade de comunicação e maior proximidade com os colegas, com a chefia e com a gestão central - a partir do uso mais frequente de ferramentas Google, como o Meet e o chat; aceleração de atividades e processos que levariam muito mais tempo para serem realizados, entre outras razões, porque demandavam a realização de reuniões, cujo processo era muito mais lento quando as reuniões eram unicamente presenciais.
Ficou acordado que o CAPGD, junto ao Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Pró-reitoria de Gestão com Pessoas, irá organizar uma consulta à comunidade com o objetivo de realizar uma pesquisa de satisfação e proporcionar à comunidade um espaço para falar sobre as vantagens e desvantagens que percebem no teletrabalho, as perdas e ganhos em termos de atendimento e entrega de demandas. Ficou acordado um prazo inicial até abril de 2023 para a realização do referido evento. O objetivo final do comitê é apresentar ao Conselho Universitário o resultado da consulta pública e o resultado dos relatórios das chefias sobre o andamento do teletrabalho em suas unidades. A partir desses dados, o comitê poderá apresentar propostas de reajustes na Resolução do PGD estabelecida na Instrução Normativa Propessoas nº 1/2022.