Relatório CTGP 12 de setembro de 2024

Na reunião da Câmara Técnica de Gestão com Pessoas do dia 12 de setembro de 2024, foi apresentado o resultado da pesquisa de satisfação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na Unifesp, realizada entre a comunidade universitária no período de novembro/2023 a março/2024. 

 

A pró-reitora adjunta Adriana Franco primeiramente apresentou um panorama da implantação do PGD na unifesp, que teve como marcos principais, desde a publicação da Instrução Normativa nº 65/2020: 

 

- a instauração de uma Comissão de Estudos para a Implantação do Teletrabalho (CETTra);

 

-a realização de uma consulta pública de 7 de junho até 16 de julho de 2021 na plataforma Participa Mais Brasil;

 

- a publicação da Resolução nº 213/2021 do Conselho Universitário, que estabeleceu o PGD na Unifesp;

 

-a criação do Comitê de Assessoramento PGD, por meio da portaria Pró-Pessoas nº 4768 de 2021;

 

- a implantação do sistema SUSEP para utilização dos planos de trabalho;

 

 - a publicação da Instrução Normativa nº 1/2022, que estabeleceu o fluxo de adesões ao PGD;

 

- Em 2023, a publicação de uma portaria que determinava a avaliação dos planos de trabalho, que resultou na criação do Painel do PGD; 

 

- Em 2023, a publicação da Instrução Normativa nº 24 e 52/2023 pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que traz novas regras para o PGD e revoga a instrução normativa 89;

 

- Em 2024, a publicação da Instrução normativa nº 21/2024 – MGI, trazendo novas orientações relativas à implantação e execução do Programa de Gestão e Desempenho - PGD, a serem observadas pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC;

 

- alterações nos normativos da Unifesp feitos pelo Comitê de Assessoramento ao PGD na Unifesp, submetidos à Câmara Técnica de Gestão com Pessoas e aprovados nesse colegiado. Os documentos serão submetidos aos colegiados centrais, para apreciação.

 

Em seguida, Roberto Francisco Carvalho, Coordenador de Avaliação e Desenvolvimento de Carreiras, e a Aline Bicalho Matias, Psicóloga Organizacional/DDP, apresentaram os resultados da pesquisa de satisfação do PGD na Unifesp.

 

A grande maioria dos(as) servidores(as), em torno de 75%, entre chefias e liderados, avaliou como útil e relevante a implantação do PGD. Como pontos positivos, foram indicados: a melhoria da qualidade de vida, em função da flexibilidade de horários; redução do tempo gasto com deslocamento; mais proximidade com a família; mais foco, concentração e produtividade pelo fato de trabalhar no seu espaço pessoal, uma vez que no local de trabalho há mais interrupções; economia com vestuário, transporte e alimentação.

 

Como pontos negativos, foram apontados: dificuldade de comunicação e de feedbacks a distância; dificuldades com infraestrutura tecnológica e suporte técnico; falta de limites claros entre o trabalho e a vida pessoal; dificuldade de delimitar horários de trabalho; necessidade de desenvolvimento de habilidades para trabalhar com as equipes a distância, por parte das chefias; dificuldade de alinhamento de tarefas à distância, por parte das chefias; sobrecarga de trabalho com a necessidade de monitoramento e avaliação do trabalho dos liderados, por parte das chefias; distanciamento social e falta de interação entre os(as) colegas.   

 

Entre os usuários, 71% avaliaram o atendimento como satisfatório, de modo geral. Como pontos de insatisfação, foram mencionados: informações desorganizadas, desatualizadas ou incompletas no site da Unifesp de uma forma geral; demora no atendimento e respostas insatisfatórias para problemas; processos administrativos excessivamente burocráticos; falta de clareza em relação aos prazos.

 

Como medidas para melhoria, Roberto Carvalho mencionou que são metas do DDP o monitoramento constante das atividades para verificar se houve uma evolução positiva nos pontos apontados como insatisfatórios, a promoção de treinamentos e a melhoria de divulgação de informações nos sítios eletrônicos da universidade.