Confira os assuntos discutidos na reunião da CTGP do dia 8 de julho de 2021
Nomeações para os departamentos internos da ProPessoas. Foram apresentados(as) os(as) novos(as) diretores(as) dos departamentos internos da ProPessoas, já homologados(as) pelo Conselho de Gestão com Pessoas, bem como das coordenações internas, indicadas pela pró-reitora:
Pró-Reitora Adjunta de Gestão com Pessoas: Adriana Aparecida dos Santos Franco
Departamento de Recursos Humanos (DRH): André Ferreira Simões
Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP): Marli Kiyomi Tetuya Fortunatti
Departamento de Saúde do Trabalhador (DSTra): Em fase de reestruturação
Diretor: José Homero Soares
Vice-Diretora: Ana Claudia Fiorini
Coordenadora de Mobilidade Funcional (CMF): Vania Oliveira
Coordenadora de Gestão de Vagas e Concursos (CGVC): permanece Myldred Ometto Spinelli
O DDGP também está em fase de reestruturação. A CGVC e a CMF ficarão vinculadas a esse departamento.
Regimento Interno da ProPessoas. Possivelmente será pauta das próximas reuniões da CTGP. A partir de 3 de maio de 2021, quando entrou em vigor o Regimento Geral da Unifesp atualizado, foi estabelecido um prazo de 120 dias para que a ProPessoas, assim como todas as congregações e conselhos da Unifesp, atualize seu regimento interno e apresente ao Consu. Uma das atualizações necessárias será a inclusão do regimento do ConPessoas no Regimento Interno da ProPessoas. O regimento será submetido à CTGP para deliberar sobre essa inclusão e também para a definição de competências e possível alteração de nomenclaturas de departamentos, para melhor atender a legislação e a dinâmica de gestão com pessoas da universidade.
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir de agosto de 2021 passarão a ser penalizadas as instituições que estiverem dispondo de dados pessoais dos(das) seus(suas) usuários(as). O Escritório de Dados da Unifesp (Edados) será convidado a participar de reuniões com a CTGP para definição dos dados que podem ser disponibilizados, nos termos da legislação.
Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). Estão previstas par acontecer em breve reuniões entre o DDGP e as comissões pertinentes, para falar dos editais do PDP. O DDGP pretende realizar uma reunião única com todas as comissões e está aguardanto a formação de uma comissão de representantes da Reitoria.
Teletrabalho. Foi prorrogado o prazo para que os servidores possam fazer contribuições à proposta de Resolução para o Teletrabalho. A intenção é que seja feita a divulgação no Consu e que a consulta fique aberta por mais algum tempo após a divulgação no referido conselho. O novo prazo para submissão de sugestões vai até 16/07.
Correção de lotação. O trabalho continua em andamento e espera-se que seja finalizado até outubro de 2021, quando terá decorrido um ano desde o início das atividades.
Retorno do ponto biométrico. Por necessidade de adaptação dos(as) servidores(as) e em razão das dificuldades operacionais com os relógios, o prazo para início do registro de frequência exclusivamente por biometria, para os(as) servidores(as) que estão em trabalho totalmente presencial, foi prorrogado até 31 de outubro, sem prejuízo de postergação dessa data. Por enquando os dois sistemas continuam abertos para o registro de frequência. Qualquer informação será divulgada nos canais institucionais.
Catálogo de Serviços da ProPessoas. A partir da implantação do sistema de atendimento da ProPessoas (OTRS), foi possível iniciar o mapeamento de macroprocessos da ProPessoas. A partir de 2022 todo o atendimento da ProPessoas deverá ser por esse sistema, sem prejuízo da implantação dos sistemas estruturantes do governo federal. Com o mapeamento dos macroprocessos, será possível também a criação do Catálogo de Serviços da ProPessoas na plataforma Viki, mais interativa, em modelo análogo ao de instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O Boletim da ProPessoas também terá um formato on-line, além do formato atual, e possivelmente exemplares impressos. A ProPessoas também pretende trabalhar com podcasts, usar vídeos e quaisquer outros recursos necessários para melhorar e ampliar o acesso à comunidade. As comissões de carreira foram convidadas a incluir no Catálogo de Serviços informações sobre acesso às comissões, como links para os respectivos endereços eletrônicos. A pró-reitora solicitou que os membros pensem em dois integrantes de cada unidade para trabalharem nas informações do Catálogo de Serviços. Todas as áreas deverão ter os fluxos definidos, os fluxos deverão ser uniformes em todas as unidades e serão divulgados em todos os canais.
Funcionamento da CTGP. Foi definido um calendário de reuniões mensais (clique aqui). Todos os membros podem solicitar pautas e as reuniões terão um teto de duas horas. Os diretores administrativos do campi eventualmente serão convidados para reuniões da CTGP, para tratar de assuntos que precisem ser deliberados em conjunto com a área administrativa, assim como possivelmente a CTGP será convidada pra participar das Câmaras Técnicas Ampliadas de Administração.
As reuniões com as divisões de gestão com pessoas, para tratar de operacionalidades e aperfeiçoamento de questões técnicas, ficarão na alçada dos(das) diretores(as) do DDGP, DSTra e DRH. Enquanto as diretorias internas estão em transição, questões pontuais podem ser encaminhadas ao gabinete da ProPessoas. Os membros da CTGP devem ser os multiplicadores dos assuntos tratados na Câmara em suas unidades de atuação. Quando não puderem participar das reuniões, devem justificar ausência e indicar um representante.
Foram mencionadas algumas das questões que estão na alçada da CTGP e serão pautadas futuramente, como: questões relativas a auxílio transporte, movimentação de pessoal, concurso público e previsão de cotas em concursos para docentes - questão a ser discutida em conjunto com a CPPD.
Foi informada a criação da aba da CTGP no sítio eletrônico da ProPessoas, em que será divulgado o calendário das reuniões e relatórios dos assuntos tratados.