Relatório CTGP 14 de abril de 2022

Confira os assuntos discutidos na reunião da Câmara Técnica de Gestão com Pessoas (CTGP) do dia 14 de abril de 2022:

Informes.

Informe do Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP).

Treinamento Teletrabalho. As turmas estão em andamento, 300 alunos entre chefias e servidores(as) estão sendo treinados, os processos estão em andamento, portarias estão sendo publicadas, alguns setores já ingressaram no Programa de Gestão e Desempenho (PGD).

Informes do Departamento de Recursos Humanos (DRH).

Evento DRH com você. No dia 19/04/2022 o DRH realizará um evento com a comunidade intitulado DRH com você, que será uma tentativa de aproximar o DRH da comunidade. Neste evento, o DRH esclarecerá dúvidas relacionadas à validação cadastral, a qual deve ser cumprida até 30 de abril por meio da plataforma SouGov. Outros eventos acontecerão futuramente, com a finalidade de esclarecer dúvidas dos(das) servidores(as) sobre temas variados.

Obrigatoriedade de apresentação da declaração de bens pelo SouGov. No segundo semestre do ano de 2021, o DRH fez uma forte divulgação à comunidade, alertando sobre a obrigatoriedade dessa manifestação, que teve prazo até 20 de novembro. Recentemente a Controladoria Geral da União (CGU) informou o DRH, por meio de ofício, que os(as) servidores(as) que não se manifestaram ano passado devem prestar as informação diretamente a esse órgão. A ação é obrigatória e pode resultar em uma ação de penalidade administrativa, pois os(as) servidores(as) que não se manifestaram estão descumprindo uma norma legal. Os(as) servidores(as) que estão com essa pendência estão sendo nominalmente identificados(as) e convocados(as) por e-mail para regularizar a situação. No e-mail consta um passo a passo de como prestar as informações diretamente ao sistema da CGU.

Pauta. Departamento de Saúde do Trabalhador (DSTra).

A Pró-reitora Adjunta de Gestão com Pessoas, Adriana Franco, iniciou a apresentação informando que no dia 13 de abril de 2022 foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) o Regimento Interno da Propessoas, que traz a alteração da nomenclatura do Departamento de Saúde do Trabalhador para Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, bem como a alteração da nomenclatura do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor, que passará a se chamar Núcleo de Atenção à Saúde do(da) Trabalhador(a). A nomenclatura do Núcleo de Assistência à Saúde dos Funcionários (Nasf) permanece inalterada.

O diretor do DSTra, Prof. Dr. José Homero Soares, apresentou o departamento e suas principais ações atuais.

Composição do DSTra:

Diretoria e vice-diretoria;

Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (antigo NASS, atual NAST) - Coordenadora interina Adriana Franco. Dividido em dois setores: Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Trabalho - Vigilância/Sesmt e Setor de Perícias Médicas. Este último é responsável pelas perícias singulares e juntas médicas, reinserção profissional (agregado às perícias) e serviço social, medicina do trabalho, engenharia e segurança do trabalho, mapeamento de riscos ambientais e inspeções de locais de trabalho, além dos exames médicos admissionais.

Núcleo de Assistência à Saúde dos Funcionários (NASF) - Coordenadora Dayra Estela Reinosa Ardines. O Nasf também conta com um conselho gestor. Dividido nos seguintes setores: Pediatria, Clínica Médica, Ambulatório de Especialidades e Odontologia, Setor de Saúde Mental.

Atendimento de Enfermagem - responsável por serviços de acolhimento, triagem e coleta.

Recepção - responsável por agendamento de consultas pelo Watsapp, pelo OTRS e por e-mail; marcação de exames de pacientes do atendimento médico e do atendimento externo; marcação dos retornos de pacientes atendidos no Nasf.

Foco do DSTra para 2022 - prevenção das condições de saúde do(da) trabalhador(a); foco em condições como tabagismo, sedentarismo, stress, nutrição, capacidade funcional dos(das) idosos(as); instituir programas de saúde familiar e saúde da mulher; buscar inovações atuais em saúde do(da) trabalhador(a), tais como implantadas nas grandes empresas, como gamificação, que estimula a motivação, entre outros; aproximar o Nasf da academia, em uma ação que poderá se chamar Universidade no Nasf, e promover atividades como ligas acadêmicas de medicina do trabalho, incorporação da residência médica e criação de cursos de pós-graduação em saúde do trabalhador e perícia médica; melhoria do atendimento da recepção; verficar se os protocolos das especialidades médicas estão sendo aplicados e criar reuniões clínicas com os(as) medicos(as) para ampliar conhecimentos e promover socialização; tornar o atendimento mais amplo, visando a saúde integral dos(das) trabalhadores(as); observar as consequências do trabalho remoto e da jornada flexível, entre estas, a adaptação dos programas de saúde e segurança do trabalho a essa nova realidade, a saúde emocional decorrente do distanciamento entre as equipes, o controle de questões ergonômicas com relação a perícias.

Foco do DSTra para o futuro - ampliação da telemedicina.

A vice-diretora do DSTra, Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Fiorini, falou sobre a parceria com a Prof.ª Dr.ª Sissy Fontes, vinculada ao Departamento de Neurologia e Neurocirurgia e fundadora do Núcleo de Cuidados Integrativos da Unifesp (NUCI), que resultou no Programa de Extensão em cuidados integrativos para os(as) trabalhadores(as) denominado Saúde do trabalhador sob a égide dos Cuidados Integrativos da Unifesp: promoção, proteção, recuperação, reabilitação e educação. O programa oferecerá aos(às) servidores(as), entre outras coisas, meditação, biodanza, arte terapia, homeopatia e acupuntura. As atividades serão oferecidas em formato presencial e remoto, dentro do possível, na tentativa de atender todos os campi.

A Pró-reitora Adjunta de Gestão com Pessoas, Adriana Franco, informou que está sendo feito um esforço para sanar o represamento ds perícias e lançamentos de atestados médicos em sistema. É a atual prioridade do Sesmt, devido aos desdobramentos gerados pelo represamento das atividades. As perícias estão regularizadas e a atualização dos atestados está em andamento. Informou ainda que no futuro haverá uma reorganização das áreas do NAST. O antigo NASS contava com duas psicólogas, uma enfermeira e uma assistente social; uma das psicólogas está atuando no Nasf, a assitente social passou a compor o time de assistentes sociais da Unifesp, todas ocupando o mesmo espaço físico, e a enfermeira atuará na área da vigilância.

A vice-coordenadora do Nasf, Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Fiorini, informou que no ano de 2021 foram iniciadas reuniões de câmara técnica com os técnicos de segurança do trabalho e foi criado um projeto chamado Contecta Trabalhador(a), composto pelo DSTra, pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) e pelo Sintunifesp. O objetivo do projeto é criar grupos com profissionais da área técnica de saúde e segurança, realizar visitas técnicas aos locais de trabalho para avaliar condições de trabalho e identificar questões que possam ser resolvidas de forma rápida e questões que precisarão compor um plano de ação com propostas de solução em curto, médio e longo prazo. As reuniões acontecem todas as segundas-feiras das 10h ao meio dia. Os membros da CTGP foram convidados a participar. A formalização do projeto será via portaria da Propessoas. Atualmente o grupo está se preparando para iniciar as visitas em forma de projeto piloto. O grupo iniciará as visitas pelo Hospital Universitário, local de onde provém o maior número de relatos de condições de trabalho inadequadas. As visitas acontecerão nas segundas-feiras à tarde. Futuramente pretende-se criar grupos em cada campus. Enquanto isso não é possível, pretende-se formar grupos itinerantes para visitas aos campi e depois capacitar servidores(as) nos campi.

A pró-reitora adjunta Adriana Franco informou que o Sesmt está trabalhando para aprimorar a divulgação da informação sobre o período de afastamento dos(das) servidores(as). Para os casos de servidores(as) afastados(as) que têm alta sem nenhum tipo de restrição e que podem voltar normalmente às atividades laborais, os avisos serão enviados às divisões de gestão com pessoas (DGPs) do campus de lotação, para passarem a informação à chefia. Para os casos de servidores(as) que têm alta com restrição, a equipe do Serviço Social entrará em contato com a chefia para verificar a possibilidade de retorno do(da) servidor(a) à unidade, respeitando as restrições.

Para acessar o relatório em PDF, clique aqui.