Orientações de segurança para servidores(as), aposentados(as) e pensionistas
Olá servidor(a), aposentado(a) e pensionista, fique atento(a) a seus dados pessoais no SOUGOV e também em sua Conta Gov.
- O SOUGOV é o aplicativo com serviços de gestão de pessoas exclusivo para servidores(as) públicos(as) federais ativos(as), aposentados(as) e pensionistas do poder Executivo Federal civil.
- Já a conta gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.Ela é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Destacamos que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas não possui gerência sobre o sistema da Conta Gov.br. O Canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao gov.br está acessível pelo link: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/atendimento-gov.br
O Departamento de Administração de Pessoal - DAP/ProPessoas tem recebido notificações de servidores(as) relatando tentativas de fraudes utilizando no aplicativo Sougov.br e na Conta Gov.br.
As fraudes geralmente têm a finalidade de solicitar empréstimos consignados e de usar dados pessoais e bancários para empréstimos em instituições financeiras.
Por meio do Sougov.br, é possível ter acesso aos dados pessoais, funcionais e financeiros dos(as) servidores(as), assim como realizar empréstimos consignados. Por isso, orienta-se que os(as) usuários(as) verifiquem se os dados pessoais cadastrados estão corretos e tenham cuidado redobrado durante o uso do aplicativo e do site sougov.br(versão web). Principalmente evitando o uso em computadores desconhecidos ou de terceiros.
Por segurança, recomenda-se:
Não forneça a senha a terceiros ou a salvem em smartphones ou computadores e que sejam habilitadas as medidas de segurança disponíveis no aplicativo, conforme as instruções do Governo federal.
Sempre que possível, verifique se há alguma alteração no endereço de email e/ou telefone que não lhe pertença cadastrado nos sistemas da UNIFESP, no SIGEPE e no aplicativo SOU GOV.
Caso exista alguma divergência ou algum dispositivo desconhecido fizer login na sua conta SOUGOV.BR, siga, imediatamente, estas instruções:
1 – Efetue a troca de sua senha GOV.BR e a troca da senha do seu e-mail pessoal cadastrado nas plataformas GOV.BR e SOUGOV.BR;
2 – Remova os emails e telefones que não lhe pertencem no portal aplicativo SOU GOV ou na versão web.
3 – Encerre as sessões ativas do aplicativo SOUGOV.BR pela versão web do SOUGOV (www.gov.br/sougov ). Após o login, clique no ícone de configurações ao lado do botão de sair, “Segurança”, “Dispositivos” e, por fim, clique em “Deslogar” os logins ativos que possam existir.
4 – Verifique se existem autorizações de empréstimos consignados no aplicativo SOUGOV.BR.
5 – Efetue a troca da sua senha do Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), pois a mesma pode ser utilizada para obter o selo prata na conta GOV.BR
6 – Se não conseguir recuperar e/ou alterar sua senha no Sougov ou caso seu e-mail/celular não esteja atualizado no GOV.BR, abra um ticket, solicitando a atualização dos dados, pelo link: atendimento.unifesp.br
7 – Registre boletim de ocorrência junto à autoridade policial;
8 – Consulte o sistema Registrato do Banco Central, verificando se ocorreu a abertura de conta corrente em outras instituições financeiras. Caso conste alguma informação não reconhecida, procurar a respectiva instituição financeira e comunicar o fato.
9 – Solicite a alteração de emails e telefones que não reconheça.
Importante:
- Orientamos aos servidores(as) que habilitem para sua conta GOV BR a funcionalidade “verificação em duas etapas” que adiciona uma camada a mais de segurança em sua conta GOV BR, pois para realizar o login será preciso também confirmar o código gerado no aplicativo de celular GOV BR do titular da conta.
- Para habilitar a verificação em duas etapas, podem ser seguidos os procedimentos descritos no endereço:
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/noticias/saiba-como-ativar-a-verificacao-em-duas-etapas-de-sua-conta-gov.br - Compartilhamos também a Cartilha de Segurança contra Golpes na internet que está disponível na página da: https://sti.unifesp.br/noticias/campanhas/seguranca-informacao
Em caso de dúvidas ou necessidade, entre em contato com o Departamento de Administração de Pessoal - DAP/ProPessoas.
Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas
Superintendência de Tecnologia da Informação
Unifesp