Comunicado ProPessoas e STI: Orientações de Segurança na utilização dos aplicativos Sougov.br e Conta Gov.br

dap orientacoes seguranca

Orientações de segurança para servidores(as), aposentados(as) e pensionistas 

Olá servidor(a), aposentado(a) e pensionista, fique atento(a) a seus dados pessoais no SOUGOV e também em sua Conta Gov. 

  • O SOUGOV é o aplicativo com serviços de gestão de pessoas exclusivo para servidores(as) públicos(as) federais ativos(as), aposentados(as) e pensionistas do poder Executivo Federal civil.
  • Já a conta gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.Ela é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Destacamos que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas não possui gerência sobre o sistema da Conta Gov.br. O Canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao gov.br está acessível pelo link: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/atendimento-gov.br

O Departamento de Administração de Pessoal - DAP/ProPessoas tem recebido notificações de servidores(as) relatando tentativas de fraudes utilizando no aplicativo Sougov.br e na Conta Gov.br.

As fraudes geralmente têm a finalidade de solicitar empréstimos consignados e de usar dados pessoais e bancários para empréstimos em instituições financeiras.

Por meio do Sougov.br, é possível ter acesso aos dados pessoais, funcionais e financeiros dos(as) servidores(as), assim como realizar empréstimos consignados. Por isso, orienta-se que os(as) usuários(as) verifiquem se os dados pessoais cadastrados estão corretos e tenham cuidado redobrado durante o uso do aplicativo e do site sougov.br(versão web).  Principalmente evitando o uso em computadores desconhecidos ou de terceiros.

Por segurança, recomenda-se:

Não forneça a senha a terceiros ou a salvem em smartphones ou computadores e que sejam habilitadas as medidas de segurança disponíveis no aplicativo, conforme as instruções do Governo federal.

Sempre que possível, verifique se há alguma alteração no endereço de email e/ou telefone que não lhe pertença cadastrado nos sistemas da UNIFESP, no SIGEPE e no aplicativo SOU GOV.

Caso exista alguma divergência ou algum dispositivo desconhecido fizer login na sua conta SOUGOV.BR, siga, imediatamente, estas instruções:

1 – Efetue a troca de sua senha GOV.BR e a troca da senha do seu e-mail pessoal cadastrado nas plataformas GOV.BR e SOUGOV.BR;

2 – Remova os emails e telefones que não lhe pertencem no portal aplicativo SOU GOV ou na versão web.

3 – Encerre as sessões ativas do aplicativo SOUGOV.BR pela versão web do SOUGOV (www.gov.br/sougov ). Após o login, clique no ícone de configurações ao lado do botão de sair, “Segurança”, “Dispositivos” e, por fim, clique em “Deslogar” os logins ativos que possam existir.

4 – Verifique se existem autorizações de empréstimos consignados no aplicativo SOUGOV.BR.

5 – Efetue a troca da sua senha do Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), pois a mesma pode ser utilizada para obter o selo prata na conta GOV.BR

6 – Se não conseguir recuperar e/ou alterar sua senha no Sougov ou caso seu e-mail/celular não esteja atualizado no GOV.BR, abra um ticket, solicitando a atualização dos dados, pelo link: atendimento.unifesp.br

7 – Registre boletim de ocorrência junto à autoridade policial;

8 – Consulte o sistema Registrato do Banco Central, verificando se ocorreu a abertura de conta corrente em outras instituições financeiras. Caso conste alguma informação não reconhecida, procurar a respectiva instituição financeira e comunicar o fato.

9 – Solicite a alteração de emails e telefones que não reconheça. 

Importante:

Em caso de dúvidas ou necessidade, entre em contato com o Departamento de Administração de Pessoal - DAP/ProPessoas.


Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas
Superintendência de Tecnologia da Informação

Unifesp