Simpósio Discutindo o Assédio Moral no Ambiente Universitário

logo do simpósio

Comunicamos que dia 13 de novembro de 2015 foi apresentada a constituição do GRUPO DE ESTUDO DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DO ASSÉDIO MORAL NA UNIFESP, como resultado do Simpósio Discutindo o assédio moral no ambiente universitário.

O evento possibilitou um compartilhamento de  informações, dados e reflexões sobre o tema, a partir de seis palestras que abordaram tanto os aspectos jurídicos da questão quanto aqueles  relativos ao adoecimento e ao sofrimento no trabalho. Como afirmaram nossos convidados uma da principais ferramentas para a prevenção e o enfrentamento da violência no trabalho é a INFORMAÇÃO sobre o tema-conceito.

O Departamento de Saúde do Trabalhador, através do Núcleo de Relações Interpessoais e Conflito, da ProPessoas já vem atuando no acolhimento das denúncias de assédio nos diversos ambientes de trabalho da nossa Universidade.  Nem sempre, como vimos no Simpósio, elas se configuram como tal, podendo representar alto grau de sofrimento. Recebemos e acolhemos também as denúncias que nos chegam via ouvidoria da Unifesp.

Em breve o grupo formado deverá apresentar novas propostas de ação visando a construção de uma política que contribua para a promoção da cultura da paz nos ambientes de trabalho da nossa instituição, que amplie os canais coletivos de escuta e diálogo sobre o sofrimento no trabalho.

Para falar conosco procure:

1) Departamento de Saúde do Trabalhador - Núcleo de Relações Interpessoais e Conflito
Telefones para contato: (11) 3385-4133 ou (11) 5576-4848 VOIP: 8782

2) Ouvidoria da Unifesp
Telefones para contato: (11) 3385-4127 ou (11) 5576-4848 VOIP: 8807/8808
Ou, diretamente pelo site: http://www2.unifesp.br/reitoria/ouvidoria//contato.php

É importante salientar que para que a representação ou denúncia seja recebida e tratada de maneira institucional é necessário que ela seja apresentada nos canais acima mencionados.

Departamento de Saúde do Trabalhador, Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas e Ouvidoria Unifesp