Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho apresenta seu primeiro relatório de atividades

Atividade Laboral

O Departamento de Saúde do Trabalhador iniciou o Projeto Piloto de Qualidade de Vida no Trabalho na Universidade Federal de São Paulo através de uma parceria com profissionais de Enfermagem e Fisioterapia do programa de Residência Multiprofissional em Ortopedia e Traumatologia da Unifesp – Campus Baixada Santista.
A intervenção teve início no prédio da Reitoria cujo ambiente de trabalho é quase que exclusivamente administrativo. Foram desenvolvidas ações coletivas de prevenção às doenças relacionadas ao trabalho e de promoção de saúde, visando atividades que melhorem, progressivamente, as condições de trabalho.

Ações desenvolvidas

Atividades no Ambiente de Trabalho: Atividades físicas e dinâmicas em grupo foram elaboradas durante o horário do expediente, no próprio local de trabalho dos trabalhadores, dispostas de forma que os servidores dos dois turnos pudessem participar. Essas atividades ocorreram duas vezes por semana;

Atividade Laboral

Oficinas de Saúde Postural: Grupo de atividades específicas desenvolvido pelos profissionais de fisioterapia através do levantamento de necessidades dos trabalhadores;

Atividade Laboral

Vivência Corporal: O Método Meir Schneider - Self-Healing, que tem como objetivos estimular o autocuidado físico e mental, reduzir o cansaço, aliviar as dores, melhorar movimentos corporais, melhorar a acuidade visual, reduzir os efeitos nocivos do estresse e no ganho do bem-estar foi a técnica utilizada nas vivências corporais . Através do movimento consciente é possível promover a mudança de hábitos e alterar reações automáticas do cérebro. As atividades desenvolvidas foram organizadas por um profissional Terapeuta Ocupacional em grupos específicos mediante inscrição prévia;

Atividade Laboral

Orientações aos servidores: Alguns servidores buscaram orientações especificas sobre sua saúde a partir de necessidades individuais. Essas atividades foram agendadas previamente, mediante disponibilidade, e acompanhadas por toda a equipe multidisciplinar;

Atividade Laboral

Circuito de Atividades Físicas: Circuito de exercícios físicos desenvolvido pelo profissional educador físico. Os circuitos consistem em uma série de exercícios dispostos em sequência, onde os praticantes passam por cada estação e realizam o exercício proposto, sem intervalos entre as estações. Esse método de execução dos movimentos gera benefícios cardiopulmonares, neuromusculares, melhora da resistência aeróbia e anaeróbia, além de ganhos em força, flexibilidade e velocidade.

Qualidade de Vida no Trabalho na Unifesp

Estudo realizado pelo SESMT, entre os meses de janeiro e março de 2015 na Unifesp, aponta o número de 180 servidores afastados do trabalho por motivo de doença, conforme quadro abaixo:

Dados sobre afastamentos

A qualidade de vida no trabalho do prédio da reitoria foi avaliada através do Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (QWLQ – bref), no qual foram observados os índices de satisfação quanto a qualidade de vida em todos os domínios, segundo tabela de referência desenvolvida por Reis Júnior (2008).
Foi identificada uma maior satisfação no Domínio Pessoal, que aborda aspectos familiares, crenças e aspectos culturais que influenciam o trabalho, e menor satisfação no Domínio Profissional, que aborda aspectos organizacionais que influenciam a qualidade de vida dos funcionários, tanto antes quanto após a intervenção.
Embora não tenha sido observada modificações significativas na classificação da qualidade de vida no trabalho, após a intervenção houve uma melhora quantitativa nos índices de qualidade de vida em todos os domínios.

qualidade de vida no trabalho gráficos

Próximas Etapas

Após a finalização do projeto piloto, a equipe almeja a ampliação dessas ações para os demais campi da Unifesp. Por enquanto as atividades de ginástica laboral terão continuidade no prédio da Reitoria e serão expandidas para o Hospital Universitário, com a colaboração de profissionais bolsistas (2 educadores físicos e 1 fisioterapeuta).
A parceria com a Residência Multiprofissional em Ortopedia e Traumatologia da Unifesp – Campus Baixada Santista, de extrema importância para a elaboração e execução do Projeto Piloto realizado no prédio da Reitoria, não participará desta fase de expansão, devido as atividades do programa de residência programadas até o mês de outubro/2016 ocorrerem na cidade de Santos. Após esse período, a intensão é que os residentes voltem a participar do trabalho de expansão desse projeto junto ao Departamento de Saúde do Trabalhador.

atividade com balões