ConPessoas: Confira os assuntos discutidos na reunião de janeiro/15

Orçamento 2015 Com a Publicação do Decreto 8.389/15 pelo governo federal, sobre o contingenciamento dos recursos (em torno de 38%) e limitação dos tipos de gastos, o primeiro informe do ano no Conselho foi a respeito das medidas adotadas pela Reitoria para a redução de gastos na ProPessoas:

-Bancas de concurso: Convidados preferencialmente do Estado de São Paulo, localizados em cidades próximas ao local de aplicação das provas;

-Estagiários: Estão suspensas novas contratações;

-Capacitação: Os cursos e/ou módulos deverão ser oferecidos nos locais de trabalho dos servidores, evitando-se os deslocamentos. Cursos e/ou congressos fora da cidade de  São Paulo estão suspensos pelo mesmo motivo da mudança nas Bancas: corte na despesa com diárias e passagens. A modalidade a distância será mais utilizada este ano;

-Webconferências: Este recurso passará a ser mais utilizado para reduzir gastos com diárias dos servidores que se deslocam entre os Campi para reuniões.

Calendário 2015 Foi apresentado para o Conselho o calendário com os feriados e recessos de 2015 dos Campi. A respeito da quarta-feira de cinzas, se continuará o recesso após às 14h ou se o dia todo será considerado ponto facultativo, a Universidade seguirá (assim que divulgado) a determinação do Ministério do Planejamento (MPOG).

Médicos e Médicos Veterinários Que querem aumentar a carga horária de 20 para 40 horas, tem prazo determinado para a solicitação de acordo com o local de lotação:

-Lotados em locais acadêmicos: 1º período- até abril (mês da mudança) / 2º período- até outubro (mês da mudança);

-Lotados no Hospital: fluxo contínuo de pedidos e alterações.

A diferença está por conta das necessidades de cada local e também por terem folhas de pagamento independentes. Quanto aos processos, são iguais para os dois casos (descrever o que faz em 20h e o que fará em 40h).

Termo de Referência  para o Plano de Saúde Com o vencimento do contrato entre Amil e Unifesp no final de 2015, o Departamento de Saúde do Trabalhador já está elaborando um termo de referência para a licitação  de um novo plano de saúde em 2016. Neste novo termo foi sugerido a inclusão de agregados (pais), porém com esse acréscimo nos dependentes a carteira da Universidade, que já é considerada idosa, passa a ter um grau maior de sinistralidade, fazendo com que nenhuma empresa de saúde se candidate ao processo licitatório.
Este assunto será debatido mais profundamente em uma próxima reunião do Conselho, e também em reunião-plenária com os usuários do atual plano.

Concursos Públicos e Processos Seletivos Simplificados Por falta de quórum, foram analisadas e aprovadas ad referendum as seguintes solicitações apresentadas pela Coordenadoria de Vagas e Concursos:

vagas jan15

Núcleo de Mobilidade Uma discussão  ampla  foi aberta  após a apresentação dos fluxos referentes ao processo de Remoção (deslocamento do servidor no âmbito da Unifesp). O servidor pode trocar de lotação quando: solicita pessoalmente; quando o setor o coloca à disposição; ou quando um setor solicita determinado servidor.
Partindo desse ponto, alguns presentes sugeriram maior divulgação das vagas disponíveis antes de serem abertos concursos, permitindo assim que os já servidores tenham a chance de trabalhar nos Campi mais próximos de suas residências.

Edital de Redistribuição Este ano será aberto o primeiro Edital de Redistribuição, permitindo que servidores de outras Instituições de Ensino Superior, com interesse em trabalhar em São Paulo, preencham as vagas disponíveis na Unifesp. Logo após, será aberto um novo Concurso Público.

30 horas Foi apresentado o regulamento interno do projeto 30 horas. Com base no decreto nº 1.590 de 1995, entrará em vigor após a aprovação do CONSU (Conselho Universitário).

Primeiro Censo da Unifesp  –  O  Primeiro Censo de Servidores (docentes e TAEs) –Unifesp será via questionário eletrônico e tem como objetivo principal saber “quem somos” e “onde estamos”. Nesta primeira fase contará com postos para auxílio técnico, e antes de ser implementado haverá um “pré-teste” em cada um dos Campi. AGUARDEM INFORMAÇÕES – SUA PARTICIPAÇÃO SERÁ FUNDAMENTAL PARA PENSARMOS NO DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA UNIFESP E PARA A DISCUSSÃO DE UMA POLÍTICA DE ALOCAÇÃO DE VAGAS.