ConPessoas: Confira os assuntos discutidos na reunião de maio/15

ConPessoas – Profº Murched ressaltou a importância da candidatura nas eleições dos Conselhos. Para o Conselho da Pró-Reitoria de Gestão ConPessoas serão eleitos: 9 representantes docentes, 09 representantes discente e 09 representantes técnico-administrativos em educação.

Primeiro Censo da Unifesp  –  Já está disponível na Intranet o 1º Censo de Servidores da Unifesp. Os servidores têm até o dia 31/08 para preencher o questionário, que servirá para a atualização dos dados cadastrais, e ajudar no dimensionamento da Universidade.

Concurso Público para TAEs – Para cumprir o processo de licitação, a Universidade está em fase de orçamento da empresa que administrará o concurso. Serão abertas 120 (cento e vinte) vagas para técnico-administrativos em educação, em cargos diversos.

Formulários de Insalubridade – Dr. Antônio Zechinatti, responsável pela Coordenadoria de Segurança do Trabalho e Perícias, comentou sobre a prorrogação do prazo de envio dos novos formulários, já adequados as alterações normativas, que dizem respeito aos adicionais de insalubridade e afins. Também reiterou a importância de quantificar a existência de produtos químicos na Unifesp.

Concursos Públicos e Processos Seletivos Simplificados – Foram analisadas e aprovadas pelo Conselho as seguintes solicitações apresentadas pela Coordenadoria de Vagas e Concursos:

concursos mai 15

concursos2 mai 15

Observação: A solicitação de abertura de concurso público na área de Ciências Contábeis / Perícia Contábil – Procedimentos Contábeis e Judiciais e Aspectos Tributários, do Campus Osasco, não foi aprovada devido a questionamentos quanto aos requisitos dos candidatos.

Termo de Referência para o Plano de Saúde – Com o vencimento do contrato entre Amil e Unifesp no final de 2015, o Departamento de Saúde do Trabalhador está finalizando o termo de referência para a licitação de um novo plano de saúde com início em 2016. Foi aprovado pelo Conselho, com uma abstenção, os seguintes itens:
-Pagamento das mensalidades: O pagamento será efetuado através de desconto em folha de pagamento. Quando não for possível o desconto, a operadora de saúde deverá emitir título de cobrança bancária do valor total da mensalidade (titular e dependentes, quando houver).
-Valor da contribuição: O valor da contribuição do plano de saúde, em cada modalidade será individual, independente da faixa etária do beneficiário.

Readequação dos Centros de Custos – O conselho aprovou a constituição de uma comissão para tratar da readequação dos Centros de Custos da Universidade. O trabalho já foi iniciado pelo Escritório Técnico (ETAGAE) e será prosseguido pela ProPessoas.

TERTÚLIA*: Assédio Moral – A primeira tertúlia do ConPessoas foi conduzida pela Profª Laura Calixto, que contou um pouco sua experiência em tratar do tema “assédio moral” com os alunos do Campus Osasco, por meio de filmes. O projeto tem também uma página na internet: http://mundo-corporativo-e-cinema.webnode.com/

A Profª Ligia Fonseca, do Campus Guarulhos, também contribuiu para o debate do tema, sugerindo a leitura de alguns livros:

• DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez – Oboré, 1992.

• DEJOURS, Christophe. Psicodinâmica do trabalho, contribuições da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. Christophe Dejours, Elisabeth Abdoucheli, Christian Jayet, coordenação Maria Irene Stocco Betiol. São Paulo: Atlas, 2010.
• HIRIGOYEN, Marie-France. Mal-Estar no Trabalho: Redefinindo o Assédio Moral. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
• HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio Moral, a violência perversa no cotidiano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
*espaço de reunião para a discussão de vários temas e assuntos.