ConPessoas: Confira os assuntos discutidos na reunião de agosto/15

INFORMES

Promoção para Professor Associado Novo fluxo de promoção para professor associado será divulgado daqui duas semanas. Docentes que já entregaram a documentação, seguindo o fluxo antigo, não precisam realizar novo pedido. Docentes que estão a dois anos como Adjunto IV devem solicitar a promoção através do novo fluxo.

Rubricas na Folha de Pagamento
– Algumas consignatárias foram desautorizadas a proceder desconto na folha de pagamento dos servidores, devido a não realização de recadastramento junto ao MPOG. Dentre elas estão: ADUNIFESP, SINTUNIFESP e o plano de saúde AMIL.

Até a regularização, o plano de saúde AMIL  cobrará a mensalidade de todos os beneficiários via boleto bancário. Lembrando que após o pagamento, o servidor deve enviar cópia do comprovante pago ao Departamento de Recursos Humanos, para que se possa fazer o pagamento da per capita saúde.

Contrato Unifesp e Banco do Brasil – Com base no Ofício-Circular nº 25 /SRH/MP, de 05/04/2002, a Unifesp firmou um contrato com o Banco do Brasil, onde este irá gerir a folha de pagamento dos servidores, e em troca irá subsidiar a universidade com recursos financeiros.
A Pró-Reitora de Gestão com Pessoas, Profª Rosemarie Andreazza, ressaltou que a ProPessoas não participou da elaboração do contrato, e é responsável apenas pela a operacionalização da mudança das contas.

O diretor do Departamento de Recursos Humanos, Rubens Faria Lima, deixou claro que a alteração do número da conta só será realizada a pedido do servidor, e quem não proceder com a alteração não sofrerá nenhum tipo de penalidade, muito menos de corte de salário.

O prazo para o servidor proceder a alteração é de três meses, podendo ser prorrogado. Aposentados e pensionistas não precisam realizar a alteração neste primeiro momento.
O servidor que encontrar algum tipo de dificuldade no momento de abrir a conta (tratamento na agência, cobrança de taxas...) deve encaminhar a reclamação ao DRH que irá direcionar ao responsável pelo contrato no Banco do Brasil.

Departamento de Saúde do Trabalhador – Com a chegada de duas novas servidoras para compor o departamento, o Núcleo de Conflito e Relações Interpessoais no Trabalho irá desenvolver um grupo de trabalho para tratar casos de Assédio Moral na Universidade (para TAEs e Docentes). Esta é uma das demandas do comando de greve, e será apresentado oficialmente na reunião do ConPessoas de setembro.
O grupo também será responsável pela montagem de uma cartilha sobre o assédio moral, e a elaboração de um evento para discutir o assunto, previsto para acontecer em novembro, com divulgação em todos os campi.

Censo – O segundo balanço indica um aumento na participação dos servidores durante o mês de agosto. Como a menor participação continua sendo entre os servidores do HSP-HU, o grupo do Censo, junto com a ProPessoas e o Conselho Gestor do HU, irá montar dois postos de atendimento para os servidores que não têm acesso a computador preencherem o questionário, no Hospital São Paulo.
A profª Rosemarie salientou a importância do Censo para a contagem e localização dos servidores, visto que o sistema Oracle, utilizado pelo DRH, é precário e tem falhas, e o sistema Siape foi elaborado com o objetivo principal de administrar a folha de pagamento dos servidores.

Política de alocação de vagas de TAES – Cientes das desigualdades da alocação de TAEs entre os campi, e da necessidade de maior número de servidores para adequar a realização dos trabalhos nos diferentes espaços organizacionais da Unifesp, a ProPessoas tem realizado ações no sentido de propor uma política de alocação de vagas de TAEs. São elas:

1. Primeiro Censo da Unifesp – em andamento, com previsão de encerramento para setembro de 2015;

2. Proposição de indicadores de dimensionamento – constituído o grupo de trabalho para a elaboração de indicadores internos à Universidade que possibilite a realização de um primeiro projeto de dimensionamento interno, considerando as características dos campi, os espaços organizacionais acadêmicos, administrativos e de assistência à saúde, e os indicadores utilizados pelo MEC para as pactuações, que são as razões aluno/professor (Rap) e aluno/TAE (Rat). Prazo: fevereiro de 2016;

3. Mapeamento da alocação das vagas recebidas na Universidade, no período do Reuni – de 2005 a 2012. Processo em andamento;

4. Atualização das pactuações internas com os campi, tendo como referência as nomeações e posses de TAEs a partir dos editais de concurso públicos (001/2013 – finalizado e 179/2014 ainda em vigência com alguns cargos).

DECISÕES

Aprovação de Ata – Aprovada com três abstenções a ata da reunião do dia 27 de julho de 2015.

Afastamento dos servidores técnico–administrativos em educação para capacitação e qualificação - O regulamento em discussão no ConPessoas desde junho de 2015, foi discutido e aprovado por unanimidade, com as seguintes observações: inclusão de um glossário e revisão do texto pelo DDGP (com as alterações sugeridas). O regimento começa a vigorar a partir desta aprovação.

Homologações e aberturas de concursos e processos seletivos simplificados, para Docente - Foram analisadas e aprovadas as seguintes solicitações apresentadas pela Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos:

vagas ago15