ConPessoas: Confira os assuntos discutidos na reunião de outubro/15

INFORMES

Recesso de final de ano – Conforme o Ofício Circular nº 173/2015 do Ministério do Planejamento, os setores e unidades de trabalho devem funcionar de forma que os servidores se revezem nas duas semanas comemorativas, sendo a primeira de 21 a 25 de dezembro de 2015, e a segunda de 28 de dezembro de 2015 a 1º de janeiro de 2016, preservando assim os serviços essenciais. Lembrando que de acordo com a Portaria nº 15/2015 do MPOG, os dias 24 e 31 de dezembro são considerados ponto facultativo após às 14h, e os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro feriados nacionais.
A chefia deverá acompanhar a compensação das horas dos servidores que participarem do recesso, durante o período de 03 de novembro de 2015 a 31 de março de 2016.

Exames complementares – Todo o ano a Universidade recebe uma verba do governo para a realização de exames complementares dos seus servidores. Os trabalhadores do campus São Paulo, HU e Reitoria realizam esses exames pelo Hospital São Paulo. Os demais campi precisam realizar uma licitação para contratar a empresa que fará este tipo de atendimento, e utilizar a verba destinada para esta finalidade. O campus Baixada Santista já realizou a sua licitação.

Ginástica Laboral – Visando diminuir o número de aposentadorias precoces e de afastamentos por doenças osteomusculares ou psiquiátricas, e também contribuindo com a qualidade de vida do trabalhador, o projeto piloto, do Departamento de Saúde do Trabalhador, tem previsão de início para novembro de 2015 no prédio da Reitoria e no subsolo do Hospital Universitário.
Após o período de quatro meses, e tendo um retorno positivo da comunidade, o projeto se estenderá aos campi.

Simpósio sobre Assédio Moral – O evento organizado pelo Departamento de Saúde do Trabalhador, será realizado nos dias 12 e 13 de novembro, e terá transmissão simultânea para os campi. Ao final será criado um grupo de trabalho que desenvolverá políticas voltadas para o tema, além ferramentas de identificação do assédio e acompanhamento dos casos na Universidade.

DECISÕES

Aprovação de Ata – Aprovada a ata da reunião do dia 28 de setembro de 2015.

Plano de Saúde – O contrato entre Amil e Unifesp vigorará até o dia 31 de dezembro de 2015. O novo termo de referência, aprovado em maio de 2015 no ConPessoas, foi recusado por 19 operadoras de saúde com a justificativa de que a carteira da Unifesp não é vantajosa, pois trabalha com o número de vidas e não pela faixa etária dos beneficiários, e também porque as empresas não querem trabalhar com boleto bancário, por risco de inadimplência.
Sendo assim, uma saída a curto prazo encontrada pelo Departamento de Saúde do Trabalhador, a fim de evitar a interrupção do serviço, é a vinculação da Unifesp à empresa Aliança (administradora de planos de saúde ligada ao MEC).
Um representante da Aliança apresentou aos conselheiros os planos oferecidos e como é o trabalho da empresa junto as instituições de ensino.
Após uma longa discussão ficou decidido, com nove abstenções, o acordo entre a Unifesp e a Aliança, para que os servidores não fiquem descobertos até a reformulação do termo de referência, e a contratação de uma nova operadora de saúde por processo licitatório.

Avaliação do Estágio Probatório – A proposta de manual para avaliação do estágio probatório dos TAEs teve alguns itens revistos pela Comissão de Avaliação de Desempenho, e apresentados aos conselheiros para análise e aprovação. Foi aprovado no mérito e receberá durante o próximo mês, via e-mail, proposta de melhorias no texto. O texto final será apresentado aos conselheiros no ConPessoas de novembro de 2015.

Homologações e aberturas de concursos e processos seletivos simplificados, para Docente - Foram analisadas e aprovadas as seguintes solicitações apresentadas pela Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concursos:

vagas out15