Unifesp discute o assédio moral no ambiente universitário

Na manhã dessa quinta-feira, 12 de novembro, a reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, abriu o simpósio “Discutindo o Assédio Moral no Ambiente Universitário”, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas e organizado pelos departamentos de Saúde do Trabalhador (DStrab), de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP) e de Divisão do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT).

O evento, que aconteceu no anfiteatro da Reitoria, teve o objetivo de esclarecer a comunidade universitária sobre o assédio moral, sua contextualização, implicações e aspectos morais envolvidos nas situações degradantes e prejudiciais no ambiente de trabalho.

De acordo com a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Rosemarie Andreazza, o simpósio é de extrema importância para o desenvolvimento e implementação de ações e estratégias para a construção de um espaço mais pacífico e acolhedor, possibilitando o crescimento profissional e pessoal no âmbito universitário. “A sociedade, de forma geral, banaliza ou naturaliza algumas palavras que são recheadas de conteúdo”, afirmou. “O simpósio tem o papel de mostrar o peso, o valor e a importância dessa palavra que, por muitas vezes, acabamos utilizando de forma indiscriminada. ”

Para a reitora, apesar de o assunto já ter sido abordado por várias vezes dentro das entidades de classe, o simpósio é um marco na abertura do espaço institucional para a ampliação das discussões não apenas sobre assédio moral, mas também àquelas relacionas à gênero, violência social e sexual, direitos humanos, entre outros. “Temos que tratar essas questões de forma aberta, transparente e corajosa, pois a universidade não está alheia a sociedade”, afirmou.

“Também é preciso capacitar pessoas, ação que já estamos promovendo com a futura inauguração do polo de ensino a distância, localizado na Rua Borges Lagoa, que oferecerá, entre outros cursos, o de Direitos Humanos e que será estendido à alunos e servidores, no âmbito da especialização”, finalizou.

Abertura do Simpósio com a presença dos representantes da ProPessoas e da Reitora da Unifesp

Fonte: www.unifesp.br