Saúde do trabalhador é foco de ações da Unifesp

Um projeto piloto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), promovido pela Pró-reitoria de Gestão com Pessoas, pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e pela Residência Multiprofissional em Ortopedia e Traumatologia, está proporcionando aos servidores da instituição diversas ações de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e de promoção da saúde. Oficinas de vivências corporais, que envolvem exercícios físicos, de relaxamento, para a saúde dos olhos e respiratórios, são as principais atuações do programa.

Servidores fazendo ginástica laboral

Janaína Costa, diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador, explica que a elaboração do projeto previu a parceria com fisioterapeutas, enfermeiras e farmacêuticos do Programa de Residência Multiprofissional em Ortopedia e Traumatologia da Baixada Santista, além de profissionais bolsistas da universidade. “A ideia é que o departamento se torne um polo de atuação dos residentes”, explica.

A ginástica laboral é realizada semanalmente; já o relaxamento corporal depende da formação de turmas, pois cada sessão dura aproximadamente 1h30. Segundo Janaína, essas aulas devem ser realizadas no 6° andar da reitoria, que passa por um processo de revitalização voltado ao acolhimento dos funcionários.

Pretende-se assim consolidar os espaços de acolhimento e escuta, encaminhando servidores a atendimentos mais personalizados sempre que necessário. A longo prazo, os resultados da experiência serão avaliados após cinco meses, com possibilidade de expansão para outros campi, além da reitoria, onde o piloto está sendo aplicado.

Fonte: www.unifesp.br