Resultados do I Censo Unifesp são apresentados em seminário

Durante seminário-debate realizado na manhã do último dia 3 de maio, no anfiteatro da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foram apresentados os resultados do I Censo de servidores da instituição.

Realizada entre 2015 e 2016, a coleta de dados buscou identificar o perfil dos servidores da universidade, visando entender a realidade de cada campus e de cada categoria – docentes e técnicos administrativos em educação (TAEs). “A velocidade da expansão da Unifesp, iniciada em 2005, não nos permitiu atualizar essas informações”, ponderou Murched Omar Taha, pró-reitor de Gestão com Pessoas. Com a finalização do levantamento, segundo ele, será possível discutir e elaborar políticas efetivas voltadas aos servidores, englobando saúde, capacitação, entre outras.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, afirmou que a implantação da Secretaria de Gestão com Pessoas, que se tornou uma pró-reitoria em maio de 2014, foi fundamental para o aprimoramento das atividades voltadas aos servidores. Ela também enalteceu o resultado dos trabalhos da comissão formada para elaboração do I Censo. “Temos um conjunto de dados muito preciosos, mas que não acabam aqui, já que eles nos darão base para outros direcionamentos”.

Após as falas de Murched e de Soraya, o coordenador técnico da comissão do Censo, Pedro Chadarevian, apresentou os resultados, obtidos por meio de questionários, que foram respondidos por 73% dos servidores, ressaltando que a ação foi inédita entre as instituições federais de ensino superior. O relatório final, com a análise completa dos dados, está disponível em http://www.unifesp.br/images/DCI/I_CENSO_DE_SERVIDORES_DA_UNIFESP.pdf

Ao longo do dia, foram realizadas mesas de debates, que discutiram as formas efetivas de participação dos servidores nos processos decisórios da universidade, o lugar das mulheres e das minorias (negros, lgbts, imigrantes, pessoas com deficiência) no quadro funcional da universidade, a saúde do trabalhador, os alcances e limites do Censo e os seus próximos passos.

Fonte: DCI - Unifesp