ConPessoas: confira os assuntos discutidos na reunião ordinária do dia 29 de abril de 2022

EXPEDIENTE. Ata da reunião ordinária do dia 25 de março de 2022. Aprovada por unanimidade.

Consulta aos(às) conselheiros(as) sobre o formato da reunião do ConPessoas. Com 18 votos a favor e 6 votos contrários, o conselho decidiu manter as reuniões do ConPessoas no formato remoto no ano de 2022.

INFORMES

Portaria GM/MS nº 913, de 22 de abril de 2022. A portaria altera o sutatus da pandemia de Covid-19 para endemia em território nacional e tem efeitos trinta dias após sua publicação. Enquanto não houver revogação da Instrução Normativa nº 90/2021, não haverá alterações nas rotinas já instituídas na Unifesp.

Regimento Propessoas. O regimento foi homologado pelo Conselho Universitário (Consu) e está em vias de publicação.

Informes do Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP).

Portaria Comissão Geral de Estágio Probatório dos Servidores Técnico-administrativos em Educação (TAE). Foi publicada a portaria que estabelece os membros da Comissão Geral de Estágio Probatório dos TAE.

Edital para afastamentos stricto sensu - TAE e docentes. A partir de 1º de junho de 2022 serão publicados os editais para afastamento de servidores TAE e docentes, para realização de pós-graduação stricto sensu, conforme determina a Resolução nº 818/2020. Até essa data o fluxo continua como funciona atualmente.

Portarias de estabilidade dos TAE. A partir do ConPessoas de maio/2022 a homologação das portarias de fim de estágio probatório e estabilidade dos TAE entrará na ordem do dia das reuniões do conselho.

Informes do Departamento de Recursos Humanos (DRH).

Validação cadastral. A validação deve ser feita por todos(as) os(as) agentes públicos(as) federais pela plataforma SouGov até 30/04/2022. No dia 19/04/2022 foi realizado um evento on-line para esclarecer dúvidas dos(das) servidores(as) em relação à validação cadastral. Outros eventos serão realizados futuramente, para esclarecer dúvidas dos servidores sobre temas diversos.

Informes do Departamento de Saúde do Trabalhador (DSTra).

Cuidados integrativos. Foi firmada a parceria com o Núcleo de Cuidados Integrativos da Unifesp (NUCI) para a criação do projeto de extensão com o objetivo de fornecer cuidados integrativos aos(às) servidores(as). No começo do mês de abril/2022 aconteceu uma roda de terapia comunitária integrativa. Serão oferecidas atividades presenciais e on-line, para atingir todos os campi. Serão oferecidas terapias como homeopatia, acupuntura, conexão floresta, fisioterapia e fáscia muscular.

Condições de trabalho dos(das) servidores(as). O DSTra iniciou um projeto intitulado Conecta Trabalhador, em conjunto com a equipe de segurança de trabalho dos campi, a Comissão Interna de Saúde do Servidor (CISSP) e o Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de São Paulo (Sintunifesp). O objetivo do projeto é conhecer os ambientes de trabalho por meio de vigilância interdisciplinar, para avaliar condições de trabalho e identificar questões que possam ser resolvidas de forma rápida, bem como questões que necessitarão de um plano com propostas de solução em curto, médio e longo prazo. As reuniões acontecem todas as segundas-feiras das 10h ao meio dia. As visitas iniciarão pelo Hospital Universitário, que tem uma demanda mais emergencial.

Comprovantes vacinais. A Pró-reitora Adjunta de Gestão com Pessoas, Adriana Franco, apresentou o percentual de vacinação dos(das) servidores(as), apurado como resultado do envio dos comprovantes vacinais. Seguem os percentuais de servidores(as) vacinados(as), por campus:

Campus Baixada Santista: 97,95%

Campus Diadema: 97.82%

Campus Guarulhos: 97,65%

Hospital Universitário: 92,60%

Campus Osasco: 100%

Reitoria: 95,94%

São José dos Campos: 100%

São Paulo: 94,74%

Zona Leste: 100%

Total de servidores(as) vacinados(as) na Unifesp: 95,04%

Renovação do convênio com Sesc. A Unifesp está verificando a melhor forma de possibilitar a manutenção desse convênio, devido à impossibilidade, por parte da administração pública, de receber valores em espécie referentes às anuidades dos(das) servidores(as). A primeira anuidade foi feita pela Unifesp, mas a renovação caberia aos(às) servidores(as). Provavelmente até a primeira quinzena de maio a gestão terá um informe para a comunidade.

Prazo da comprovação vacinal. O prazo para envio da comprovação vacinal foi até 31 de março de 2021, porém, devido à dificuldade que os(as) servidores(as) encontraram para encaminhar os comprovantes, o sistema ainda está aberto. Provavelmente será encerrado na primeira semana do mês de maio.

ORDEM DO DIA

Homologações e aberturas de concursos públicos e Processos Seletivos Simplificados. Aprovados por unanimidade.

Para mais informações sobre os processos, clique aqui.

Redistribuições. Aprovadas por unanimidade.

Para mais informações sobre os processos, clique aqui.

Emenda nº 28160001 - recurso orçamentário para estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde da Unifesp (Processo SEI nº 23089.004467/2022-15). Apresentado aos(às) conselheiros(as) e aprovado sem objeções.

Regimento Interno da Comissão de Desenvolvimento (PDP) (Processo SEI nº 23089.000827/2022-18). Aprovado por unanimidade.