O que é o SEI?
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos da administração pública.
O uso do SEI está amparado pelo Decreto nº 8.539, de 08 de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Na UNIFESP, o uso do SEI foi instituído pela Portaria nº 4.340 de 31 de outubro de 2017.
O que tudo isto significa?
Isso quer dizer que os documentos produzidos e assinados eletronicamente por meio do SEI têm validade legal idêntica aos documentos assinados fisicamente.
Para quê serve o SEI?
O sistema permite iniciar processos, criar e editar documentos, anexar documentos externos e tramitar processos para múltiplas unidades. O uso do SEI tornou a tramitação de processos mais célere, pois agora todas as etapas independem do transporte da documentação e da assinatura física.
Além disso, o SEI garante e integridade e a segurança de seus dados por meio digital, permitindo que você faça pedidos válidos de qualquer lugar, sem a necessidade de se deslocar ao seu campus ou Unidade Acadêmica. A sua autoria será certificada por assinatura eletrônica, e você receberá cópia do processo e informações do andamento.
O(a) estudante ou pesquisador(a) da UNIFESP pode utilizar o SEI para fazer requerimentos e abrir processos?
SIM! Desde em fevereiro de 2021 o módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI entrou em funcionamento para os(as) estudantes e pesquisadores(as) da UNIFESP!
Por meio do Peticionamento Eletrônico, o(a) estudante ou pesquisador(a) cadastrado(a) pode iniciar processos, preencher e assinar formulários, anexar documentos comprobatórios e acompanhar toda a tramitação de seu processo junto às instâncias de sua Unidade Acadêmica.
Saiba mais sobre a finalidade de cada tipo de processo no menu lateral à esquerda Tipos de processos.
Como acessar o Peticionamento Eletrônico do SEI para submeter um requerimento?
1. O(a) solicitante deve realizar seu cadastro como usuário(a) externo(a) do SEI. Atenção: estudantes e pesquisadores(as) da UNIFESP não precisam encaminhar documentos comprobatórios para a liberação do cadastro.
2. O(a) solicitante encaminha um e-mail para a Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da sua Unidade Universitária (UU) para solicitar a aprovação do seu cadastro. É importante informar seus dados nesta mensagem:
- nome completo;
- e-mail utilizado para cadastro;
- número de matrícula;
- curso; e
- ano de ingresso.
Com o cadastro liberado, basta entrar no Acesso para Usuários Externos e iniciar o processo desejado.
Lembre-se que o cadastro de Usuário(a) Externo(a) precisa ser realizado apenas uma vez. Assim, para as próximas solicitações é só acessar o sistema com usuário e senha informados no cadastro.
A abertura de processos costuma ser simples! Mas, caso você tenha dúvidas sobre como acessar e usar o sistema, o Portal do SEI tem manuais e vídeos de orientação.
Devo encaminhar formulários por e-mail para o campus?
Com o Peticionamento Eletrônico, os(as) estudante e os(as) pesquisador(as) não precisam mais encaminhar documentos por e-mail. A criação do processo, preenchimento de formulários e a junção de documentos comprobatórios são realizados pelo(a) solicitante exclusivamente no SEI.