Ciências Sociais (curso de graduação)

Modalidade: Bacharelado/Bacharelado e Licenciatura
Área: Humanas
Ingresso: Anual - SiSU
Regime: Semestral
Duração: 4 anos
Período: Vespertino e Noturno
Ano de Criação: 2007

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO PARA ELEIÇÕES DISCENTES

EDITAL DAS ELEIÇÕES DISCENTES

Apresentação

O Curso de Ciências Sociais da Unifesp tem como objetivo proporcionar aos alunos egressos uma formação teórica e metodológica sólida nas áreas que compõem este campo científico – a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia, v isando desenvolver não somente habilidades analíticas, interpretativas, argumentativas e discursivas, mas também articulá-las com questões de interesse político, social e cultural, nos âmbitos local, nacional e internacional.

O objetivo do curso é formar profissionais aptos a atuar em, pelo menos, três grandes campos profissionais:

• Pesquisa: o eixo fundamental da formação do cientista social. O curso visa garantir ao futuro profissional amplo instrumental para desenvolver pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo;
  • Ensino. É filosofia do curso de Ciências Sociais da UNIFESP a não dissociação entre ensino e pesquisa. O egresso do curso de ciências sociais estará apto a atuar no campo da educação, compreendendo desde o ensino da sociologia nas escolas tradicionais públicas ou privadas (ensino médio), até as diferentes formas de educação promovidas por outros agentes sociais, como movimentos sociais, organizações não-governamentais, empresas etc.;
  • Planejamento, consultoria, formação e assessoria. Diferentes formas de organização social presentes na sociedade brasileira, desde os anos 90, e a apropriação da responsabilidade social por empresas privadas ampliaram o campo de trabalho para o cientista social, além do já existente nos organismos públicos.

(Extraído do Projeto Pedagógico de Implantação do Curso de Ciências Sociais do Campus Guarulhos)

Coordenação de Bacharelado

Prof. Dr. Daniel Arias Vazquez (Coordenador de Bacharelado)

Prof. Dr. Davisson Charles Cangussu de Souza (Vice-coordenador de Bacharelado)

Coordenação de Licenciatura

Prof. Dr. Davisson Charles Cangussu de Souza (Coordenador de Licenciatura)

Prof. Dr. Daniel Arias Vazquez (Vice-coordenador de Licenciatura)

Orientação de curso (ingressantes) - Projeto Piloto.

1. O que é a orientação de curso?

— Trata-se de um projeto piloto do Departamento de Ciências Sociais que tem por objetivo ajudar os alunos ingressantes a esclarecer dúvidas sobre a grade curricular e demais atividades acadêmicas (grupos de estudos; iniciação científica; atividades de extensão, etc.);

2. Como funciona?

— Os professores participantes oferecerão cinco vagas cada um para orientar alunos em encontros semanais no período do entre-aulas. Os nomes dos docentes participantes, os dias e os horários disponíveis estarão disponíveis no link abaixo. Os alunos interessados devem inscrever-se no mesmo formulário online que apresenta a lista de docentes orientadores.

3. A orientação de curso é obrigatória?

— Não. A orientação de curso é uma atividade voluntária para docentes e alunos.

4. Qual é a duração da orientação de curso? —

Não há prazo determinado para a orientação de curso, mas poderá durar todo o período do primeiro semestre, dependendo da necessidade do aluno.

Mais informações aqui.

Atividades domiciliares especiais (ADEs) - 2020

Orientações sobre atividades domiciliares especiais

Edital ABI - 2020