Henrique Jose Domiciano Amorim

Professor Adjunto de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Campus Guarulhos). Coordenador do projeto de pesquisa, financiado pela FAPESP e pelo CNPq: Classes Sociais e Valor na Teoria Social Contemporânea. Fez pós-doutorado no Departamento de Sociologia do IFCH/Unicamp em 2007-2010 e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)/Paris em 2009. Entre 2008-2009, foi pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO). Concluiu o Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2006, tendo realizado sua pesquisa, Doutorado Sanduíche, na EHESS/Paris. Atua na área de Sociologia, com ênfase em sociologia do trabalho e teoria social, trabalhando principalmente com os seguintes temas: trabalho, movimentos e classes sociais, produção, processos de trabalho e valor. Além de artigos nesses temas, é autor dos livros: Valor-trabalho e imaterialidade da produção nas sociedades contemporâneas, publicado pelo CLACSO em 2012; Trabalho Imaterial: Marx e o debate contemporâneo, publicado pela Annablume/FAPESP em 2009; e Teoria Social e Reducionismo Analítico: para uma crítica ao debate sobre a centralidade do trabalho, publicado pela EDUCS em 2006. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes