Liana de Paula

Liana de Paula é professora de sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e lidera o Grupo de Pesquisa sobre Cidadania, Violência e Administração da Justiça - CiVAJ/Unifesp. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Violência e Administração de Conflitos - Gevac/UFSCar, que integra o INCT Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - InEAC, e membro do Grupo de Pesquisa sobre Governo, Ética e Subjetividade - GES. Foi pesquisadora visitante (academic visitor) no King's Brazil Institute do King`s College London e no Instituto de Criminologia da Universidade de Cambrigde, com apoio da Fapesp (2017-2018). Seus interesses de pesquisa são, principalmente, sociologia da violência, do crime e do desvio e sociologia da infância e da juventude, desenvolvendo pesquisas que examinam as políticas públicas voltadas para o atendimento de adolescentes em conflito com lei (sistema socioeducativo); violência juvenil; administração da justiça; alternativas penais e resolução alternativa de conflitos; e violência urbana. É doutora e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo - USP e é graduada em ciências sociais pela Universidade de Brasília - UnB. Liana de Paula is a senior lecturer of the Department of Social Sciences at Federal University of Sao Paulo (Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP), where she coordinates the Research Group about Citizenship, Violence and Administration of Justice (CiVAJ/UNIFESP). She is also a researcher of the Research Group about Violence and Administration of Conflicts (Gevac/UFSCar), which is part of the INCT Institute of Comparative Studies in Institutional Administration of Conflicts – InEAC, and a member of the Research Group about Government, Ethics and Subjectivity (GES). She has been recently an academic visitor at the King's Brazil Institute, King's College London, and at the Institute of Criminology, University of Cambridge (2017/2018), with a grant of Sao Paulo Research Foundation. Her research interests are in the sociology of violence, crime and deviance and sociology of childhood and youth, developing projects about juvenile detention centres and other public policies for juvenile offenders; youth violence; diversion and alternative dispute resolution; and urban violence. She has a PhD and an MS in Sociology at the University of Sao Paulo (Universidade de São Paulo – USP) and a degree in social sciences at the University of Brasilia (Universidade de Brasília – UnB).

Currículo Lattes