Sérgio Xavier Gomes de Araújo

É graduado em História pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado e doutorado em História Social da Cultura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo se especializado em cultura e filosofia da renascença. Foi professor de Ética e Política do Centro Universitário Geraldo DiBiase em Volta Redonda e historiador da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado de São Paulo, ministrando a disciplina Filosofia do Renascimento. Suas pesquisas recentes concentram-se sobretudo nas apropriações das tradições da ética e a retórica antiga nos Essais de Michel de Montaigne. (Texto informado pelo autor)