Michel Justamand

Nasci e cresci no bairro Santa Terezinha, Zona Norte da cidade de São Paulo?SP/Brasil. Depois mudei para Sumaré bairro de SP também, depois para as cidades de Franco da Rocha, Embu das Artes, Pindamonhangaba, todas em SP. Em 2009 mudei para Benjamin Constant, no estado do Amazonas. Atualmente moro em Atibaia, interior do estado de SP. Sou filho de Laercio Justamand (28/07/1934 ? 12/02/2012), aposentado com um salário mínimo, e de Thereza Antonieta Tomio Justamand (23/071942 - ), aposentada por invalidez. Tenho 04 filhos, Gustavo Cortez Justamand (12/05/1991 - ), Gabriel Cortez Justamand (12/12/1993 - ), Giovanna Cortez Justamand (04/03/1997 - ) e Guilherme Cortez Justamand (09/11/1999 - ) frutos de relacionamento terminado. Orgulho-me de ter começado a trabalhar com carteira registrada aos 13 anos. Entre 01/10/1986 e 31/08/1995 fui ajudante geral, balconista, papai Noel, mensageiro, office-boy, operador de telemarketing, pesquisador de marketing de rua, entre outras funções e atividades que não requerem qualificação universitária. Sou Graduado e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho-UniNove; Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; Doutor em Ciências Sociais/Antropologia pela PUC/SP; Pós-Doutor em História pela PUC/SP, em Arqueologia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Fui Professor Efetivo de História dos ensinos fundamental, médio e técnico-profissionalizante da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo-SEDUC/SP, entre setembro de 1995 e agosto de 2009; Atuei como Docente Voluntário de História do Cursinho Popular Pré-Vestibular dos Discentes da PUC/SP Professor Dr. Valdemar Gomes, entre agosto de 1997 e dezembro de 2000; Pertenci ao quadro de Professores de Carreira do Curso de Antropologia como Adjunto I, II, III, IV e Associado I, no Instituto de Natureza e Cultura-INC, da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, na unidade acadêmica do Alto Solimões, em Benjamin Constant/AM, entre agosto de 2009 e maio de 2020, quando foi removido/redistribuído judicialmente para acompanhamento familiar. Atualmente sou Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA, da UFAM; e, desde junho de 2020, Professor Associado II, do Departamento de História da Arte-DHA, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-EFLCH, da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, na unidade acadêmica de Guarulhos. Participo dos Grupos de Pesquisas Núcleo de Estudos de Etnologia Indígena, Meio Ambiente e Populações Tradicionais na PUC/SP; Arqueologia Histórica na UNICAMP e Questão Social e Serviço Social no Estado do Amazonas na UFAM. Tenho, algum, conhecimento em Fundamentos da Educação, Avaliação Escolar, Antropologia/Arqueologia Geral, História Antiga do Brasil ou Pré-Colonial (História Antes da Conquista) e desenvolve pesquisas/publicações em Arte Rupestre (especialmente as pinturas/registros/vestígios rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara-PNSC, no Piauí/Brasil). Contribuo na direção de algumas coleções de livros da Editora Alexa Cultural em parceria com a Editora da Universidade Federal do Amazonas ? EDUA, desde 2015, e contribuo ainda com as edições da Revista SOMANLU, como editor chefe, desde 2017. Tenho alguns capítulos de livros, livros e artigos publicados sobre temas que atuo. (Texto informado pelo autor)