Fábia Barbosa Ribeiro (Cooperação Técnica)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2010); mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003) e graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1998). Possui experiência no Ensino Superior nas áreas de educação, pesquisa e questões sociais, atuando principalmente junto aos seguintes temas: História da África, metodologia e prática do ensino de História, escravidão. Lecionou na UniFMU, nos cursos de História, Pedagogia e Serviço Social e no curso de Especialização em História da África e do Negro no Brasil da UNICASTELO. Realizou pesquisa de pós-doutorado na UNIFESP sob supervisão da professora Patrícia Teixeira Santos e foi investigadora associada ao Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Moçambique. Atualmente é professora do curso de História do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Campus dos Malês/BA e coordena o projeto de pesquisa "A História da África que os livros africanos e brasileiros contam: um estudo comparativo entre Angola, Moçambique e o Brasil", com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Currículo Lattes