Elaine Lourenço

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2011) e Professora do Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH - Unifesp). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), com especialização em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1994) e mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999). Pesquisa, ensina e orienta na área de História, com ênfase em Ensino e Prática de Ensino de História, História do Ensino de História, Metodologia da História, História da Educação no Brasil e História do Brasil Republicano. Tem experiência com Educação à Distância (EaD), tanto como Professora quanto como elaboradora de material didático, com atividades de extensão universitária e com a gestão acadêmica, tendo sido coordenadora do curso de História da Universidade Nove de Julho (Uninove) de 2000 a 2006. Na mesma instituição participou do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de História. Desde 2011, vincula-se também ao GT de Ensino de História da Anpuh - Seção São Paulo.

Currículo Lattes