Jaime Rodrigues

Professor associado de História do Brasil e do Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Doutor (2000) e mestre (1994) em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2015) e na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2005-2007). Graduado (1987) e licenciado (1988) em História pela Universidade de São Paulo (1987). Tem experiência nas áreas de História (com ênfase em História do Brasil) e de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, tráfico de escravos, história atlântica, patrimônio histórico, organização de acervos e saúde pública. Publicou, entre outros, No mar e em terra: história e cultura de trabalhadores escravos e livres (2016), Alimentação, vida material e privacidade (2011), De costa a costa (2005) e O infame comércio (2000). Chefe do Departamento de História da EFLCH/UNIFESP (2017-2020).

Currículo Lattes