Luís Filipe Silvério Lima

Luís Filipe Silvério Lima é bacharel em História (1997), Mestre (2000) e Doutor (2005) em História Social pela Universidade de São Paulo. É professor de História Moderna da Universidade Federal de São Paulo. Tem-se dedicado ao estudo das formulações profético-políticas na Época Moderna, dando especial atenção ao problema do sonho profético e de suas representações textual e visual nas produções sacras, políticas, poético-pictóricas e históricas no século XVII. Também pesquisa a obra de Antônio Vieira, tanto seus tratados proféticos quanto seus sermões, bem como a atuação do jesuíta no mundo letrado e milenarista seiscentista. Em torno dessas temáticas, tem participado de investigações sobre história da cultura política e sobre os impérios modernos.

Currículo Lattes