Luis Antonio Coelho Ferla

Professor do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Colaborador do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de maio de 2017 a agosto de 2019. Coordenador do Grupo de Pesquisas Hímaco (História, Mapas e Computadores) desde agosto de 2010 e do lab.hum - Laboratório de Humanidades Digitais da Unifesp desde março de 2018. Possui graduação (1998) e doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo. Possui especialização pela UNEP/UNESCO/Universidade de Dresden (1995). Tem experiência em docência e pesquisa na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: fenômenos da modernidade, história da ciência, história do corpo e história da cidade. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à utilização de novas tecnologias digitais no trabalho do historiador, especialmente aquelas relacionadas com o geoprocessamento (SIG histórico). Coordena o Projeto Pauliceia 2.0: Mapeamento Colaborativo da História de São Paulo, em parceria com pesquisadores do INPE, do Arquivo do Estado e da Emory University. Foi pesquisador visitante no Departamento de Historia de la Ciencia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, en Madrid, em 2007 e 2010, no Spatial History Laboratory, da Stanford University, em 2012, e no History Department da Emory University, em 2019. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes