Maria Luiza Ferreira de Oliveira

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela mesma universidade (2003). Atualmente é professora de história do Brasil no curso de história (Campus Guarulhos) da Universidade Federal de São Paulo, e faz parte do Programa de Pós Graduação da mesma instituição. Pesquisou sobre a história de São Paulo no século XIX, e sobre processos de construção do Estado e da cidadania entre os homens livres pobres durante a Guerra dos Marimbondos, no século XIX, em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Investigou os processos de colonização no XIX em Moçâmedes, sul de Angola, em suas conexões com o Brasil, mapeando os modos de governar postos em prática por militares, assim como as redes de negócio articuladas pelos cônsules portugueses no Brasil no período, problematizando, particularmente, as variadas formas de exploração do trabalho nas novas/velhas rotas do atlântico. Atualmente, finaliza projeto de pesquisa sobre as colônias militares na segunda metade do XIX, procurando entender processos de articulação de controle social, ocupação territorial e os conflitos daí decorrentes, entre 1840 e 1880. É autora do livro "Entre a casa e o Armazém: relações sociais e experiência da urbanização, São Paulo, 1850-1900" (São Paulo, Alameda Editorial, 2005). Está envolvida há cerca de 6 anos na coordenação do Centro de Memória e Pesquisa Histórica - CMPH - do Departamento de História da UNIFESP. Foi vice-coordenadora do PPGH - História entre 2019 e 2021. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes