Elias Paulino da Cunha Junior

Doutorando (2017) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), na linha de pesquisa: Linguagem e Educação. Bolsista pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), franqueado com bolsa de estudo por meio do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC). Mestre em Educação (2013), Stricto Sensu, pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) na linha de pesquisa: Políticas em Educação. Bolsista pela CAPES, franqueado com bolsa de estudo por meio do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP). Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS em Ensino) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/RJ) (2015). Lato Sensu, em Educação Bilíngue para Surdos, pelo Instituto Surdez, Educação, Linguagem, Inclusão (SELI)/ Faculdade XV de Agosto (FAQ XV) (2016). Formação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)/ Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC/SP) (2014). Têm experiência na área da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e vivência com a comunidade Surda. Possui Lato Sensu pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (2012), em História, Sociedade e Cultura. Participou em projeto, departamento de Pós-Graduação em Educação Iniciação Científica pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) (2009). Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) - (2009). Graduando em Letras-Literatura (Licenciatura) pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Pedagogia pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF/SC)/ Faculdades Integradas de Cruzeiros (FIC). Teve experiência em estágio na Escola Estadual Olinda Leite Sinisgalli (2009), onde desenvolveu trabalho transdisciplinar sobre: Racismo/Preconceito, no ensino fundamental, para combater qualquer tipo de atitude negativa sobre o indivíduo/aluno. No mesmo ano (2009), na Escola Estadual Marcelo Tulman Neto, participou de projeto de Teatro com os alunos do Ensino Médio expondo as condições desumana onde são gerados os conflitosos de convivência pelas dificuldades no entorno. Estagiou no curso de História pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP), em 2012, nas disciplinas: História Antiga, História Medieval, História do Brasil República. Atuou como professor/monitor na disciplina: Educação Patrimonial no quarto semestre do curso de História da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) em 2012. Lecionou Geografia no Colégio Silva Gaspareti (Colégio Siga), em 2013 para o Ensino Fundamental e Médio. Lecionou História e Filosofia para o Ensino Fundamental no Colégio Símbolo, em 2014. Lecionou História e atuou como coordenador de alunos (Cursinho EducaAfro), em 2014, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), preparando os alunos para: Concursos, Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC), Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), USP, UNICAMP, UNESP, PUC, e outras. Foi professor do Instituto SELI (Surdez, Educação, Linguagem, Inclusão), disciplina de História e Geografia para o Ensino Fundamental e Médio (2015-2016). Foi professor substituto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, disciplina de Libras nos cursos: Letras, Física, Matemática, Geografia e no Ensino Médio Técnico. Leciona no curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio Modalidade (EAD) nas disciplinas de Currículo e Educação, Libras. Atuou como Professor na Faculdade Sumaré, no curso de História e Pedagogia, disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Políticas Educacionais. Foi diretor da APSSP. Atualmente é Professor Efetivo pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Currículo Lattes