Cristiane Navarrete Tolomei

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrado em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em História Literária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutorado em Estudos Comparatistas pela Universidade de São Paulo (USP/2015). Pós-doutorado, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/PDJ-JR), em Estudos Comparatistas pela Universidade de São Paulo (USP/2017). Pós-Doutorado, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA/edital N 18/2021 - Pós-Doutorado no Exterior), em Literatura Comparada na Universidade do Porto (Portugal). Atualmente é Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 2 (Chamada CNPq N 09/2022). Foi docente no curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão (campus III), 2015-2024. Atualmente, é Professora Adjunta III da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade - Centro de Ciências Humanas da UFMA, na linha de pesquisa 1: expressões e processos socioculturais. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - Centro de Ciências de Bacabal da UFMA, na linha de pesquisa 2: literatura, cultura e fronteiras do saber. Líder do Grupo de Pesquisa marginalia (Estudos Decoloniais), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, constituído por docentes pesquisadores, discentes de iniciação científica, de mestrados e doutorados e desenvolve pesquisas multidisciplinares. Como experiência na captação de recursos, a docente já aprovou vários projetos de pesquisa pelo PIBIC-UFMA/CNPq/FAPEMA-UNIVERAL-EVENTOS-PUBLICAÇÃO. Atua na área de Literatura Maranhense; Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Estudos Decoloniais, Estudos Oitocentistas.

Currículo Lattes