Síntese das ações da Prograd durante o período de suspensão das atividades presenciais devido à Covid-19

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) apresenta abaixo algumas das ações em desenvolvimento neste período de pandemia, com o intuito de dar continuidade a importantes processos da graduação, adaptando os procedimentos e as atividades devido à necessidade de suspender as aulas presenciais e o calendário acadêmico da graduação:

VESTIBULAR E MATRÍCULAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

1)    Continuidade do processo de chamadas e matrículas do Vestibular 2020 - A última chamada da matrícula presencial, prevista para ocorrer no dia 26/03, foi concluída no dia 16/04, de forma on-line. Quatrocentos e oitenta e sete (487) ingressantes foram matriculados(as) provisoriamente e, excepcionalmente, pelo sistema on-line, tendo as suas vagas reservadas, apesar da pandemia. Os(as) candidatos(as) enviaram seus documentos digitalizados para matrícula, que foram analisados pela equipe da Prograd. O deferimento com status provisório deveu-se à necessidade de apresentação dos documentos originais e da realização das análises de verificação das condições inerentes às vagas de cotas (análise documental de renda, de pessoa com deficiência e da banca de heteroidentificação étnico-racial).

2)   Retificação de cronograma e publicação do Edital de Reingresso - Cento e quarenta e duas (142) vagas remanescentes do processo vestibular nos diferentes cursos e campi foram disponibilizadas para a inscrição de candidatos(as) portadores(as) de diploma de ensino superior, que desejam cursar um segundo curso de graduação. Inscrições abertas até 22/04 (informações no link: https://www.unifesp.br/reitoria/prograd/servicos-menu/servicos-da-graduacao/noticias-sub-servicos/790-2020-reingresso-retificacao-de-edital-2) 


VIABILIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DOS FORMANDOS POR MEIO ELETRÔNICO
 
3)    Colação de grau eletrônica - Foi viabilizada, em parceria com a Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) e Pró-Reitoria de Administração (ProAdm), um novo formato de colação de grau à distância, por meio eletrônico, de forma a evitar o atraso na certificação dos(as) concluintes nesse período atual de epidemia, no qual aglomerações devem ser evitadas. Essa nova estratégia possibilitou aos (às) 433 formandos(as) colarem grau e receberem os certificados de conclusão de curso em suas caixas de e-mails, sendo 79 deles oriundos dos cursos do Instituto Saúde e Sociedade (campus Baixada Santista), 140 da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (campus Osasco) e 214 da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (campus Guarulhos). Tal estratégia não apenas simplificou e agilizou o processo de colação de grau, como garantiu todas as medidas de segurança digital na autenticação de assinaturas e de legalidade das normas previstas para este ato oficial, garantindo aos(às) formandos(as) o direito de receberem os certificados de conclusão de curso e de prosseguirem os seus caminhos profissionais.

ALTERNATIVAS PARA OFERTA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DURANTE A SUSPENSÃO DE CALENDÁRIO ACADÊMICO

4)    Unidades Curriculares Optativas Emergenciais - Viabilização da oferta de disciplinas extracurriculares na graduação, por meio das UCs Optativas Emergenciais (ensino remoto), durante o período de suspensão do calendário acadêmico. As UCs optativas podem ser desenvolvidas durante o período de suspensão do calendário acadêmico porque elas não fazem parte das matrizes curriculares e não são contabilizadas para efeito de integralização da carga horária, prevista nos Projetos Pedagógicos de Curso. No entanto, além de serem iniciativas que enriquecem a formação dos(as) estudantes, elas podem ser contabilizadas como atividades complementares, a depender das regras estabelecidas pelos cursos para este tipo de atividade e contam, também, como atividade docente na dimensão do ensino da graduação. Foram elaboradas e divulgadas orientações com as diretrizes para a elaboração dos planos de ensino das UCs optativas aos(às) docentes, cursos e câmaras. Foram elaborados e divulgados o fluxo e o cronograma para registro das UCs nas secretarias acadêmicas, inscrição dos(as) estudantes, entre outros procedimentos administrativos necessários para a realização das UCs. As atividades das UCs Optativas Emergenciais terão início a partir de 29/04.

5)    Possibilidade de continuidade de estágios obrigatórios/não-obrigatórios, assim como trabalhos de conclusão de curso (TCC) - Mesmo com o calendário acadêmico suspenso, entende-se que algumas situações excepcionais devem ser consideradas. Estágios em empresas e instituições parceiras poderão seguir existindo desde que ocorram com as precauções necessárias à saúde dos estudantes e dos demais envolvidos, preferencialmente de maneira remota, em comum acordo entre os(as) estudantes, supervisores(as)/orientadores(as) e a comissão de curso, propiciando avanço acadêmico para estudantes próximos da formatura. Foi emitida nota contendo essas orientações, em conjunto com ProAdm, e foram estabelecidos um fluxo administrativo online para a celebração/renovação de convênios e termos de compromisso, os quais além de agilizarem os processos, evitam o deslocamento físico e o contato presencial, questões importantes para o atual momento.Além disso, a continuidade de desenvolvimento de TCCs também poderá ser acordada, desde que com aval de todos os envolvidos (estudante / orientador(a) / curso). Outras situações específicas serão avaliadas caso a caso, junto às comissões de curso.

LEVANTAMENTOS SOBRE AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS PARA O ENSINO REMOTO


6)    Colaboração junto à Prae no Mapeamento Estudantil para avaliar as condições socioeconômicas e de acesso às tecnologias de informação e comunicação no período atual - em fase de coleta de respostas dos(as) estudantes (até o dia 21/04). (https://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/4409-participe-do-mapeamento-de-acesso-a-informacao-para-estudantes-da-graduacao)

7)    Realização de Levantamento para avaliar necessidades de formação docente para a realização de ensino não presencial, com o uso de tecnologias e meios digitais - em fase de coleta de respostas dos(as) docentes de todas as unidades da Unifesp (até 21/04). (link para preenchimento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfklRuVSpRJNgTtRAq6Wxk_nCn-VItxnUIg8JO9MjmNUTJ3gA/viewform)

8)    Orientações aos cursos, câmaras de graduação e unidades acadêmicas para o levantamento das UCs de cada curso que poderiam ter parte de sua carga horária e conteúdo programático desenvolvidos de maneira não-presencial. Os planos de ação detalhados, de cada unidade universitária e de seus cursos de graduação, serão entregues à Prograd até o dia 29/04, conforme acordado em reunião do Conselho de Graduação (15/04).

INICIATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

9)    Iniciativas de formação docente voltadas para a articulação entre o processo ensino-aprendizagem e as tecnologias digitais, valorizando o papel do(a) educador(a) no ensino superior. Uma das iniciativas, já em andamento, foi organizada pela Coordenadoria de desenvolvimento docente da Prograd. No primeiro encontro virtual, as docentes Rita Jover e Paula Carolei iniciaram o Ciclo de Debates “Articulação entre o processo ensino-aprendizagem e as tecnologias digitais”, no dia 13/04, e continuarão as atividades em encontros semanais (próximo encontro: 23/04, 14h, link a ser divulgado em breve).

Pró-reitoria de Graduação. 

São Paulo 17 de abril de 2020.