Manifestação da Congregação contra Ato Racista

A Congregação do Campus Guarulhos, reunida em 06/08/2020, manifesta seu repúdio ao ATO RACISTA ocorrido na live de 22/07/2020, do projeto “Fala Rede”, com a presença do Secretário de Educação do Município de São Paulo, Sr. Bruno Caetano, do Diretor Regional e de representantes dos segmentos da DRE- Pirituba Jaraguá (professores, ATEs, coordenadores, diretores, supervisoras, representantes das famílias). A diretora Valéria Marques Mendes, da EMEI Jardim Monte Belo, mulher negra, recebeu um tratamento muito diferente do dispensado aos demais participantes. A ela é dito que “não há embasamento de sua fala na realidade”, que se trata de uma “fala política partidária indevida”, que “seu discurso cabe próximo ao 15 de novembro” (período eleitoral) e “é inadmissível”, que ela não pode “ser sectária” e que teve um “evidente déficit de compreensão”. As duas intervenções de diretores/as de unidades escolares apontam fatos concretos baseados na realidade da rede municipal de educação, mas as respostas apresentadas e o tratamento dado a um homem branco foi completamente diferente daquele dispensado a uma mulher negra, como sempre acontece neste país e nas instituições de qualquer natureza. A Congregação do Campus Guarulhos compreende que a luta por uma sociedade igualitária passa pelo repúdio e combate a ações racistas como essa. Reafirma que não se tratou de um mal entendido, mas de um ato de racismo, uma forma de silenciar a professora e deslegitimar sua fala. O colegiado manifesta seu compromisso na luta antirracista demonstrando apoio incondicional à Diretora Valéria Marques Mendes e apresentando-lhe seu respeito e admiração. (vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Z8sYk87HgsA>)