[Informe STI] Atualização sobre as medidas de segurança contra ataques cibernéticos


Seção: Comunicados / Informática, Rede e Sistemas.
Enviada por: JOSE CARLOS APARECIDO OHTA
Data: 06/11/2020 às 14:42h

A Superintendência de Tecnologia da Informação, juntamente com o CSIRT (Time de Resposta aos Incidentes de Segurança) tem trabalhado de forma contínua para reduzir a possibilidade da UNIFESP ser afetada pela recente onda de ataques massivos de ransomware que tem atingido os órgãos governamentais.

Após análise de impacto e de risco, reunidos na manhã do dia 06/11/2020, com todas as equipes de TI (Reitoria, HU/HSP, Campi) informamos que:

- O SEI já está liberado para acesso interno e externo.
- O acesso remoto (via google desktop, anydesk e teamviewer) continuará bloqueado até nova reavaliação, pois estamos analisando possíveis vulnerabilidades e como mitigá-las a fim de garantir o acesso seguro de máquinas que estejam fora da rede Unifesp.

Caso seja necessário, o servidor poderá acessar os sistemas nas dependências da Unifesp.

Sabemos dos inconvenientes, mas alertamos que a possibilidade de perda dos dados da UNIFESP é um cenário preocupante, por isso solicitamos a colaboração de todos.

A segurança aos dados da instituição é um trabalho conjunto e, para isso, pedimos que a comunidade também contribua com algumas ações:

- Instale as atualizações do MS-Windows do seu computador (Windows Update);
- Para se manter atualizado, selecione Iniciar; Configurações; Atualização e Segurança; Windows Update; Windows Update e, em seguida, selecione Verifique se há atualizações. Se uma atualização de recurso estiver disponível para o seu dispositivo, ela aparecerá separadamente na página do Windows Update. Para instalá-lo, selecione Baixar e instalar agora;
- Ativar o firewall do MS-Windows;
- Instale e mantenha atualizado o antivírus de seu computador pessoal(https://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/como-instalar-um-antivirus-gratis/);
- Faça a troca de senha da intranet. Execute esta rotina periodicamente a cada 6 meses.

Caso seja constatado qualquer atitude suspeita, solicitamos que o incidente seja informado imediatamente à STI através de um dos nossos canais de atendimento.
Se já possui login e senha intranet, acesse atendimento.unifesp.br para abrir o chamado.
Se preferir, pode enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligar para (11) 5089-9222.