email_boasvindas.png

[Descrição da Imagem]
Documento que se assemelha a uma carta institucional. Na parte superior uma faixa grossa, horizontal e laranja, à esquerda os dizeres: "À comunidade EFLCH", à esquerda a imagem do Campus Guarulhos da Unifesp numa máscara com efeito de pincelada, ou seja, o Campus aparece como através de uma pincelada.

Ao meio o seguinte texto:

"A Direção Acadêmica dá as boas-vindas aos estudantes e docentes, pelo reinício do semestre letivo.

A sociedade brasileira ainda se encontra sob risco e em luto. Estamos muito longe de alcançarmos uma situação de pós-pandemia e as decorrências do Covid-19 e dos mais de oito meses de isolamento social foram implacáveis na vida de muitos brasileiros. Inúmeras crianças, jovens e adultos perderam o seu direito pleno à educação de qualidade.

Diante dessa conjuntura, a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas não parou, como toda a Unifesp, e a Direção Acadêmica, com a colaboração da Direção Administrativa, não economizou esforços para garantir a continuidade de atividades que assegurassem os processos formativos tanto na graduação como na pós-graduação.

Por meio do trabalho remoto servidores técnicos têm mantido, desde março de 2020, quase que a totalidade das atividades imprescindíveis para o funcionamento da EFLCH. Atendimentos presenciais esporádicos também têm acontecido, como a entrega de diplomas pela secretaria acadêmica e a devolução de livros, dos prováveis formandos, para a Biblioteca.

As medidas para a execução da reforma do antigo Prédio Administrativo e do teatro prosseguem, o que exige presença constante do arquiteto e de alguns servidores do setor de infraestrutura. A manutenção do campus, os contratos que garantem o seu funcionamento, os convênios necessários para a efetivação dos estágios remunerados, o atendimento aos docentes pela secretaria interdepartamental seguem por meio do trabalho remoto ininterrupto.

Ademais, o Núcleo de Apoio Acadêmico e Secretaria Acadêmica, mantiveram seu protagonismo principalmente nos processos de trancamento, matrícula e rematrícula. Cabe ressaltar a atuação do NAE que durante esse período distribuiu cestas básicas, entregou computadores e chips aos estudantes da graduação e deu prosseguimento à sua tarefa de atendimento, acolhimento e encaminhamento de estudantes da graduação e pós-graduação, também de forma remota.

Esses são alguns exemplos de como a rotina de trabalho, reinventada devido ao isolamento social, foi mantida.

Relembramos que a forma de contato com os setores acadêmicos e administrativos encontram-se na página da EFLCH https://www.unifesp.br/campus/gua/direcao-academica/unifesp-guarulhos-a-distancia e que o acesso presencial esporádico ao campus, pelos servidores ou docentes, continua sendo autorizado por meio de mensagem a ser enviada à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A preocupação com os vigias e outros colaboradores que estão em trabalho presencial permanece por parte das Direções Acadêmica e Administrativa, por isso as medidas de segurança incluem restrição de acesso ao campus.

Aproveitamos para anunciar que a Colação de Grau Ordinária dos mais de 150 formandos do primeiro semestre letivo de 2020, a ser realizada no dia 15 de janeiro de 2021, a exemplo do semestre anterior, será on-line, assim como o recebimento do Certificado de Conclusão de Curso.

Ademais, o Comitê Local de Retorno às Atividades Presenciais, que assessora a Congregação, composto por vários setores da EFLCH, inclusive representantes dos departamentos, está se reunindo desde agosto, com o objetivo de enumerar as diversas providências imprescindíveis às características do Campus Guarulhos, assim como apontar limites e preocupações, que servirão de norte para uma futura discussão institucional sobre o retorno às atividades presenciais, ainda sem previsão e a ser deliberada pelo órgão máximo da instituição, o Conselho Universitário.

Por fim, esclarecemos, que diferentemente dos anos anteriores, nesse ano o recesso acadêmico (nos períodos de 21 a 24 de dezembro e 28 a 31 de dezembro) seguirá com os setores em funcionamento. Em breve divulgaremos os horários de atendimento.

Mais uma vez desejamos a todos e todas um excelente retorno às aulas, lembrando que manter um campus universitário em intensa atividade, em meio à adversidade, é uma forma de resistência da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Saudações."

Na parte inferior, outra faixa grossa, horizontal e laranja onde se lê: "Atenciosamente, Direção Acadêmica da EFLCH", em letras brancas e espessas.

Ao fim, centralizado, o logo da Unifesp junto ao logo da EFLCH.