Livro de professor de Ciências Sociais concorre ao Prêmio Jabuti

A Editora Unifesp está entre os finalistas do 59º Prêmio Jabuti 2017, uma dos mais importantes e tradicionais premiações literárias do Brasil. A Câmara Brasileira do Livro divulgou a lista de obras indicadas à final na terça-feira (3/10).

Concorre ao prêmio o livro A Maior Zoeira na Escola: Experiências Juvenis na Periferia de São Paulo, de Alexandre Barbosa Pereira, selecionado na categoria Educação e Pedagogia.

São indicadas as 10 melhores obras em cada uma das 29 categorias. Os três primeiros lugares serão anunciados em novembro. Duas novas categorias foram inseridas este ano: História em Quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

SOBRE A OBRA

A Maior Zoeira na Escola: Experiências Juvenis na Periferia de São Paulo, de Alexandre Barbosa Pereira, discute as relações de jovens da periferia de São Paulo entre si e com outros atores sociais.

O autor analisa como as experiências juvenis modificam e são modificadas por outras experiências (escolares, territoriais, tecnológicas, de gênero, de classe social e de raça). O local de observação foram quatro escolas da periferia de São Paulo, expandindo-se para as ruas e as redes sociais virtuais.

A obra dá sua contribuição para o entendimento dos rumos que tomam atualmente a escola e as relações que nela se travam. É leitura essencial para quem pretende se dedicar à educação e para os que já atuam na área.