Biblioteca da EFLCH/Unifesp recebe acervo do Centro do Professorado Paulista (CPP)

Acervo é composto por materiais didáticos, periódicos educacionais e documentos oficiais sobre o sistema escolar paulista

No dia 29 de novembro, foi realizado no auditório da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos o evento Preservando a Memória e a História da Educação Paulista: o acervo histórico do Centro do Professorado Paulista (CPP).

O encontro teve como principal objetivo celebrar a doação, por parte do CPP, do acervo da biblioteca "Sólon Borges dos Reis", do Instituto Sud Menucci, para a biblioteca da EFLCH/Unifesp, em acordo firmado entre as duas instituições.

Fundado em 1930, o Centro do Professorado Paulista constituiu, no âmbito de sua trajetória como representante dos profissionais do magistério do Estado de São Paulo e em defesa da educação pública de qualidade, um dos principais acervos documentais do país, composto por materiais didáticos, periódicos educacionais e documentos oficiais sobre o sistema escolar paulista.

Há mais de duas décadas, esse acervo vem fomentando diferentes trabalhos de investigação científica, especialmente pesquisas de mestrado e doutorado, que tematizam questões decisivas da escolarização no Estado de São Paulo.

Por intermédio dos grupos de pesquisa História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos e Infância, Cultura, História, o CPP firmou acordo de doação integral desse acervo para a biblioteca da EFLCH/Unifesp, a qual passou a ser responsável, em parceria com os dois grupos de pesquisa, pela guarda e preservação desses importantes documentos.

Integraram a mesa do evento a diretora acadêmica do Campus Guarulhos, Magali Silvestre, a docente do Departamento de Educação e representante de ambos os grupos de pesquisa, Claudia Panizzolo, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, o presidente do CPP, José Maria Cancelliero, a vice-chefe do Departamento de Educação, Edna Martins, e a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Jerusa Vilhena de Moraes.

Mais informações em http://www.unifesp.br/noticias-anteriores/item/3094-biblioteca-da-eflch-unifesp-recebe-acervo-do-centro-do-professorado-paulista-cpp