III Cintas poéticas ocupa campus Guarulhos com poesia e música espanhola

Difundindo a poesia em língua espanhola, o evento contou com sarau lítero-musical, contação de histórias e apresentação de dança

Atravessando as fronteiras dos idiomas, de forma lúdica e festiva, aconteceu nesta quinta-feira (30/11), na Unifesp, o III Cintas/Fitas Poéticas: um passeio poético (em espanhol) pelo Campus Guarulhos, evento que tem como objetivo a difusão da poesia em língua espanhola portuguesa entre os membros da comunidade acadêmica.

“Falta poesia no Campus Guarulhos, faz falta fora do livro, fora do powerpoint, mas sabemos que elas estão nos caderninhos, nas mochilas, nos corações, nas cabeças. Então, arrecadamos tudo isso e trazemos para esse espaço, que ano que vem estará de volta”, afirma a professora de literatura em língua espanhola, Joana Rodrigues, que participou da coordenação do evento.

Trazendo as poesias das edições anteriores, o Cintas Poéticas deste ano realizou o tradicional cortejo simbólico nas dependências internas do campus. Depois de percorrer os corredores da universidade, passando pelo laboratório de informática e o pátio central, os participantes escreveram frases poéticas em língua espanhola e/ou em língua portuguesa em um pedaço de fita, que foram amarradas em um grande varal.

A intervenção poética culminou em um varal levado em cortejo até o Auditório da EFLCH, onde aconteceu a apresentação de dança, exibição de vídeo produzido por estudantes entorno da temática, o sarau lítero-musical – com leitura dramatizada de poemas em língua espanhola e portuguesa, encerrando a atividade com uma contação de histórias conduzida em língua espanhola pela atriz e arte-educadora, Wânia Karolis.

Texto: Suevelin Cinti

Fotos: Rubia Fernandes.