V Semana de Estudos Franceses organiza oficinas e apresentações de trabalhos na EFLCH

Discutindo o lugar da língua e de suas literaturas no mundo contemporâneo, simultaneamente ocorreu a 2ª Semana de Pesquisa Discente Letras Francês/Português UNIFESP

De 8 a 10 de maio ocorreu no campus Guarulhos a 5ª Semana de Estudos Franceses da Unifesp, evento anual que dá sequência ao projeto da área de Francês do departamento de Letras da EFLCH. Simultaneamente ocorreu a 2ª Semana de Pesquisa Discente Letras Francês/Português UNIFESP, espaço para apresentação das pesquisas dos discentes no campus de humanidades e com outros campi da universidade no estado de São Paulo.

Com professores convidados que abordaram temas de sua especialização interagindo com os participantes, a programação contou com a presença de Paulo Massaro (USP), Regina Dantas (Aliança Francesa de São Paulo), Pierre Clémens e Fábio Graziano, da Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP).

A professora da Unifesp que participou da organização da atividade de extensão, Ana Luiza Ramazzina Ghirardi, fala sobre a importância das oficinas e da capacidade do evento em construir mais um espaço para troca de ideias sobre as pesquisas dos profissionais da área e dos próprios discentes.

“Professores de renome se juntaram à nossa iniciativa para difundir e discutir a língua francesa e as literaturas francófonas, fortalecendo a perspectiva de diálogo de ideias e favorecendo trocas inter-institucionais que pudessem enriquecer o espaço coletivo de reflexão. O debate acadêmico com outros olhares além do nosso de dentro da Universidade ajuda a diversidade de opiniões e enriquece grandemente o debate”, comenta Ana Luiza.

Texto: Suevelin Cinti

Foto divulgacao 1

Com oficinas, evento abriu espaço para apresentação das pesquisas dos discentes da EFLCH.

Foto 2

As oficinas aconteceram nos dois períodos (vespertino e noturno) com apresentação de pesquisas de alunos do campus da graduação e pós-graduação em Letras.

Foto 3

O evento divulgou entre alunos, professores e comunidade externa a língua e cultura francesas.