Foram três dias intensos para os quase 12 mil jovens que circularam pelos 55 estandes e tomaram as dependências do hall de entrada do Teatro Adamastor (Centro), durante a realização da 8ª. edição da Feira do Estudante de Guarulhos, iniciativa e realização da Subsecretaria da Juventude da Prefeitura de Guarulhos.
Entre o público marcadamente composto por estudantes do Ensino Médio, estiveram presentes também alunos dos ensinos, superior, de extensão, de idiomas e técnico profissionalizante. A novidade foi a presença do estande da Unifesp/EFLCH que se somou a duas instituições públicas participantes: o Instituto Federal de São Paulo e a FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo).
Juntaram-se aos estudantes de 45 escolas públicas estaduais do município de Guarulhos, outros garotos e garotas de associações privadas, ONGs e programas de Atendimento da Cidade que, movidos pela pergunta “Qual é o curso universitário que está no meu horizonte a curto prazo?”, questionaram, e muito, os docentes e monitores da EFLCH sobre as possibilidades de ingresso na universidade pública, em particular no campus de Guarulhos. Um grupo formado por mais de 30 monitores e 15 docentes, em um sistema de rodízio durante os três dias da Feira, acolheu os visitantes, respondendo às perguntas pontuais e distribuindo um folder explicativo sobre o campus e os cursos que a Escola oferece.
Na medida em que os jovens passavam pelo estande da EFLCH, e recebiam informações sobre as atividades acadêmicas e as instalações físicas do campus, tinham a oportunidade de ver as imagens dos vídeos ali exibidos, produzidos por diversos departamentos do campus. Como foi o vídeo a respeito do Programa de Residência Pedagógica, e outro sobre o Dia Aberto, realizado pelo Lave (Laboratório Audiovisual da EFLCH) contendo depoimentos de estudantes da EFLCH e de escolas do Ensino Médio da região em visita ao campus.
A presença da EFLCH pela primeira na Feira do Estudante de Guarulhos veio conquistar um espaço significativo na cidade, pois foi uma oportunidade única de se fazer presente e de se apresentar aos estudantes não somente do bairro de Pimentas, mas junto à população de jovens das demais regiões periféricas do município. Tendo em vista que a EFLCH está há quase 12 anos na região dos Pimentas, e ainda não havia tido um contato tão direto e abrangente com os jovens da região, esse evento foi de fundamental importância para os estudantes e para a EFLCH.
Foi justamente para trazer mais informações a esse contingente de jovens, que a professora Maria Angélica Minhoto, ex-pró Reitora de Graduação da Unifesp e docente do campus Guarulhos (Pedagogia), levou, na sexta-feira, dia 31, o tema do ingresso universitário pelo Sisu para a programação da Feira. Em tom de descontração, mais parecida a uma roda de conversa, a palestra da professora do Departamento de Educação abordou os pontos principais que o aluno deve saber para ingressar na Universidade pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Entre uma plateia cheia de dúvidas, ficou clara a necessidade de que essas informações precisam circular mais intensivamente entre os estudantes do Ensino Médio. Atentos a informações tão importantes – e ainda desconhecidas de muitos deles –, os jovens demonstravam surpresa ao saber que nas proximidades de suas casas e escolas há uma Escola de Humanidades, pública, gratuita, laica e com ensino de excelência.
Diante da importância da participação da EFLCH na 8ª. Feira do Estudante de Guarulhos, já está assegurada a sua presença na edição de 2019, reiterando a oportunidade de estabelecer um contato direto com estudantes do Ensino Médio e a possibilidade desses jovens ingressarem na universidade pública.
O público de 2019 que nos aguarde. Lá, estaremos, presentes!
Créditos das imagens e vídeos: Coletivo EFLCH/Unifesp, docentes do Campus Guarulhos e Suevelin Cinti (Câmara de Extensção da EFLCH/Unifesp).
Palestra da Profa. Maria Angélica sobre ingresso na universidade pública
Maria Angélica da PedagogiaProfessora Maria Angélica da PedagogiaProfessora Maria Angélica da PedagogiaProfessora Maria Angélica da PedagogiaProfessora Maria Angélica da PedagogiaProfessora Maria Angélica da PedagogiaProfessora Maria Angélica da PedagogiaProfessora Maria Angélica da Pedagogiaessora Maria Angélica da PedagogiaPalestra da Profa. Maria Angélica sobre ingresso na universidade pública
Professora Maria Angélica da Pedagogia
Profa. Sandra Letras e Prof. Rodrigo C. Sociais acompanhados por monitores
Uma geral da Feira
Monitoria atenta ao atendimento de jovens estudantes
Monitoria da EFLCH presente
Letícia Squeff (H. Arte) e Carlos Bello (C. Sociais) respondendo ao público
Dedicação total dos monitores da EFLCH
Sintonia entre professores e futuros alunos
Estudantes interessados e monitores atenciosos
Professora Letícia Squeff tirando dúvidas dos jovens estudantes
Momento de descontração do público presente na Feira
Muita procura no stand da EFLCH
Stand da EFLCH presente pela primeira vez na Feira recebe interessados
Professores Lucila e Luciano se juntam aos monitores para esclarecer os jovens estudantes
Cerca de 12 mil jovens circularam pela Feira
Escolas públicas e privadas da região de Guarulhos
Acesse aqui um vídeo da feira.