Seleção para bolsistas das áreas de Educação ou Ciências Sociais a realizar trabalhos de análise bibliográfica e pesquisa qualitativa

Bolsa TT-1 (Fapesp) para alunos de graduação, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 15 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa, sem que haja prejuízo em seu desempenho acadêmico; Contratação por 01 ano com possibilidade de renovação por mais 01 ano.

Acesse aqui o edital completo

O candidato deverá dar suporte nas seguintes atividades:

1. Realizar pesquisas bibliográficas em diversas fontes;
2. Auxiliar na incorporação de referenciais teóricos das ciências humanas ao projeto;
3. Auxiliar na organização e realização de visitas a campo para prospecção,
4. Reconhecimento e levantamento de informações;
O trabalho proporcionará ao bolsista experiência na realização de pesquisas bibliográficas e de entrevistas exploratórias, bem como nas análises dos dados.

Critérios para Seleção

- Atender os requisitos mínimos para a Bolsa TT I da FAPESP (http://www.fapesp.br/3098);
- Análise de Currículo

Os interessados devem enviar Currículo e carta de interesse para os e-mails abaixo até 13/02/2019: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre o projeto

Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.

Dada a amplitude do estudo a presença de um bolsista da área de ciências sociais na equipe será de fundamental importância para o desenvolvimento de pesquisas em diferentes fontes bibliográficas relacionadas à temática do projeto. Isto facilitará a constituição de uma base de referências – incluindo artigos, livros, relatórios, teses, dissertações, reportagens, entre outros – que, além de ser utilizada pelo próprio bolsista, servirá como fonte para os demais pesquisadores. Sua participação também será essencial na etapa de realização da pesquisa de campo. O bolsista terá a chance de participar ativamente do processo, auxiliando na realização das entrevistas.