Unifesp Guarulhos promove exposição sobre educação para as relações étnico-raciais nas prisões

AFRICANIDADES 1

Descrição da imagem: AFRICANIDADES - a beleza da África - Dos dias 11 à 15 de março, estará instalada a exposição "Africanidades - a beleza da África" instalada em frente ao auditório e no Aquário da Unifesp Campus Guarulhos- No dia 14/03, às 16h, haverá uma Roda de Conversa “Relações étnico-raciais na EJA do sistema prisional”, com a participação da equipe pedagógica da escola e diretoria da Penitenciária, e condução pela Profª Dra. Marina Pereira de Almeida Mello, docente do Departamento de Pedagogia. A atividade é aberta à comunidade e dispensa inscrição.

O projeto “Africanidades” foi desenvolvido por educadoras/es e educandos das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Penitenciária Masculina José Parada Neto, vinculadas à E.E. Francisco Antunes Filho, em Guarulhos.

O trabalho foi realizado ao longo do segundo semestre de 2018, por iniciativa das professoras da área de Humanidades que propuseram reflexões sobre a “consciência negra”, por meio de palestras, leituras e debates de textos históricos e contos africanos. Durante as atividades, as indagações dos educandos propiciaram a produção de conhecimento de Geografia, História, Literatura, Artes, Biologia e Matemática, além de estimular reflexões sobre o pertencimento étnico-racial do grupo

“Interessante que a maioria da população carcerária é negra, mas no início das conversas muitos se identificavam como brancos; ao final, muitos já podiam se declarar negros, percebendo que esta condição não é ruim, ao contrário do que a sociedade nos ensina desde crianças”, conta a professora Tamyres Siqueira, uma das responsáveis pelo projeto.

A síntese dos conhecimentos elaborados foi feita por meio das artes plásticas, com a produção de esculturas, máscaras, instrumentos musicais e reprodução de tecidos e mapas africanos. Parte das peças produzidas por educandos e educadores/as, com o apoio e participação de agentes de segurança e direção da unidade prisional, pode ser conhecida na exposição “Africanidades – a beleza da África”, instalada no Campus Guarulhos da Unifesp entre os dias 11 e 15 de março, como forma de recepcionar as/os ingressantes na instituição, na “Semana da Calourada”

A exposição contará ainda com a Roda de Conversa “Relações étnico-raciais na EJA do sistema prisional”, que será realizada no dia 14/3, às 16hs, com a participação da equipe pedagógica da escola e diretoria da Penitenciária, e conduzida pela Profª Dra. Marina Pereira de Almeida Mello, docente do Departamento de Pedagogia. A atividade é aberta à comunidade e dispensa inscrição.