Edital de seleção para bolsistas TT-1 (FAPESP)

Edital (chamada) interessados da área de Estatística a realizar trabalhos de modelagem, alimentação, tabulação e análise de dados educacionais e sociodemográficos em projeto de pesquisa FAPESP – Bolsa TT-1 Os interessados devem enviar Currículo para os e-mails abaixo até 29/03/2019: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bolsa TT-1 (Fapesp) para alunos de graduação, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 15 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa, sem que haja prejuízo em seu desempenho acadêmico; Contratação por 01 ano com possibilidade de renovação por mais 01 ano.

O candidato deverá dar suporte nas seguintes atividades:

1. Colaborar na indicação de ferramentas de tratamento dos dados;
  2. Proceder à captura, migração e tabulação de dados de diversas fontes, como os Censos Escolares INEP e pesquisas domiciliares;
  3. Desenvolver modelagens estatísticas/matemáticas de dados;
  4. Auxiliar nas análises dos dados tabulados e/ou modelados;

O trabalho capacitará o bolsista na correta utilização e análise de técnicas estatísticas na medida em que auxilia e se insere na pesquisa.

Critérios para Seleção

Sobre o projeto

Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista.

A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências.

Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.

A seleção deste bolsista tem como finalidade principal proporcionar um suporte técnico na área de estatística para o desenvolvimento do projeto, em especial com relação à modelagem, alimentação, tabulação e análise de dados à aplicação de modelos estatísticos e/ou matemáticos, uma vez que a parte quantitativa desta pesquisa é muito expressiva. É de fundamental importância a presença de um bolsista que conheça profundamente a correta utilização dos dados obtidos por meio de tabulações especiais dos censos educacionais, assim como de fonte de dados primários, como as pesquisas domiciliares e, em particular, a escolha e a utilização de softwares compatíveis e adequados à coleta de dados e aos objetivos do estudo.