Cerca de 20 mil estudantes passaram por essa entrada, público que superou as expectativas dos organizadores. (Fotos: Vinícius de Souza)
Pela segunda vez a EFLCH esteve presente na Feira do Estudante, realizada nos dias 11 e 12 de setembro nas dependências do Teatro Adamastor (Centro). O evento que reuniu por volta de 70 expositores, entre instituições privadas e públicas de ensino da região de Guarulhos, contou novamente com o estande da EFLCH, por onde passaram milhares de jovens interessados em saber mais sobre o ingresso em uma universidade pública. Para atender a tanta gente, um grupo de 21 monitores, de vários cursos da Graduação, dedicou-se à tal tarefa, e munidos de folheto informativo sobre o campus, explicavam as formas de ingresso para o ensino superior, via SISU, além da importância da realização do ENEM.
Na abertura dos trabalhos, na quarta, dia 11, a integração entre a monitoria: Gabriela Ferreira Neves, Ângela Pereira dos Santos, Cristiane Dias da Silva, Mayra Luna da Silva, Erick de Lima Correia e professores: Fernando Gazoni, Maria do Socorro, Joana Rodrigues, Ícaro Ferraz e Mariana Villaça.
Pela primeira vez a bateria Malaguetta apresentou-se na Feira, somando o entusiasmo e a performance rítmica de seus integrantes aos cerca de 20 mil estudantes que estiveram circulando pelos corredores do Teatro Adamastor.
Quando os primeiros acordes da bateria tomaram conta do salão, a Malaguetta sacudiu a plateia
Ao som de tamborins, bumbos e agogôs entre outros instrumentos, a Malaguetta contaminou o público em duas apresentações. Fato que recebeu aplausos calorosos do público e o agradecimento do grupo, que assim se expressou: “Receber um convite da Direção Acadêmica para representar o Campus Guarulhos na Feira do Estudante foi bem importante pois possibilitou que alguns novos ritmistas participassem de sua primeira apresentação. Foi ótimo ver o sorriso no rosto dos integrantes e ainda melhor ouvir que o público estava adorando nossa apresentação”.
Também entre o público presente, a recepção à Malaguetta foi positiva, pois muitos estudantes do Ensino Médio que visitavam a Feira vislumbraram a possibilidade de uma vez ingressos na EFLCH, teriam a possibilidade de se somar ao grupo criado em 2012, e que segue promovendo a integração entre os 3.500 alunos e a permanência estudantil.
No primeiro dia da Feira, os estudantes ali presentes, visitantes vindos de várias escolas da região de Guarulhos e de alguns municípios vizinhos, contaram com a presença do prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, que esteve acompanhado do subsecretário de Juventude, Dalmo Cesar de Matos. Ambos passaram pelo estande da EFLCH, e enfatizaram a importância da presença da Unifesp e do campus Guarulhos na consolidação de um diálogo conjunto junto ao público estudantil.
Durante os dois dias do evento, monitores, professores e a Direção Acadêmica, com a presença da profa. Magali Aparecida Silvestre, estiveram atentos às perguntas e aos esclarecimentos vindos do público sobre como ingressar em uma universidade pública. Um pouco surpresos ao saberem que há 12 anos o campus de Guarulhos está instalado na região, muitos jovens demonstraram curiosidade para saber como é a rotina de uma Escola de Humanidades, e em particular, como é o acesso ao cursinho Popular dos Pimentas.
Confira alguns dos registros abaixo:
Trio de monitoras, Gabriela Neves, Mayra Luna e Ângela Pereira nas primeiras horas da quarta-feira, começando a jornada
O envolvimento dos monitores da EFLCH superou as altas temperaturas e fluxo de jovens, especialmente no final da manhã e à noite.
Monitoria EFLCH distribuiu informações, esclarecimentos e muitos sorrisos durante a Feira – Monitoras Bianca Bicalho, Camila Fruteira, Renata Lima e Fabiane Lisboa
A monitora, Bianca Bicalho e os jovens estudantes: papo fluente sobre como ingressar em uma universidade gratuita
Professores da rede pública também estiveram presentes na Feira
O prefeito de Guarulhos, Guti em visita ao estande da EFLCH
Jovens curiosos sobre a presença da EFLCH em Guarulhos e as possibilidades de estudar em uma instituição com ensino gratuito
Monitora Carolina Rodrigues em conversa com um jovem interessado na EFLCH
Monitoria em ação: dialogando com os estudantes do Ensino Médio
Papel fundamental da monitoria da EFLCH junto ao público ao esclarecer como é o processo de ingresso às escolas públicas de ensino superior
Malaguetta: uma pausa para os preparativos no Adamastor
Malaguetta: uma explosão de cores e de ritmos na Feira do Estudante