Professora da University College of London em visita aos Pimentas

Claire 2019 10 24 at 13.52.19

Ladeada pelos professores da EFLCH, a profa. Dra. Clare Melhuish compartilhou dados, vivências e pesquisas sobre os futuros desafios para a implementação da política de Observatórios (Foto: arquivo pessoal)

Dando continuidade à agenda que contemplou palestras, rodas de conversa e seminários, a professora e pesquisadora inglesa, Dra. Clare Melhuish do Urban Laboratory da University College of London (UCL), também esteve no campus Guarulhos. O encontro aconteceu na terça-feira, dia 22 de outubro e reuniu um grupo de docentes da EFLCH, que conjuntamente com o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, o prof. Magno Alves , puderam abordar um pouco mais das experiências de Melhuish junto à temática das possibilidades de interação entre Universidade e a cidade.

Em um tom de informalidade, a roda de conversa prosseguiu durante toda a manhã, quando a professora contou com detalhes experiências de seu grupo de pesquisa no que diz respeito aos estudos sobre a revitalização urbana de uma parte da cidade de Londres. Falou, especificamente, que a partir da realização dos Jogos Olímpicos de 2012, algumas configurações urbanas foram alteradas. A partir daí, o preço dos imóveis subiu vertiginosamente, o que causou o esvaziamento de muitos lares, deixando uma quantidade significativa de gente sem moradia em Londres.
Clare Melhuish explicou que há muitos proprietários dessa região que moram fora da Europa – milionários chineses e russos, que utilizam essas moradias para a especulação imobiliária. Dessa maneira, a região em que sua universidade (University College of London, UCL) está situada passou a contar com um elevado número de imigrantes em situação de extrema vulnerabilidade social. Paralelamente, fomentou uma crescente quantidade de casas e apartamentos vazios. A partir desse quadro a pesquisadora e sua equipe começaram a atuar em estudos no sentido de promover ações de inserção na região.
Mediante a esse cenário, a UCL assumiu a tarefa de estudar e ajudar na implementação de políticas públicas que pudessem mitigar esse problema. Os estudos do grupo de Melhuish começaram igualmente a trabalhar com a questão da inserção social em cursos interdisciplinares, o que tem alcançado resultados positivos.
Também esteve na pauta das conversas da professora inglesa com docentes da EFLCH, alguns pontos específicos de seu trabalho no tocante à relações territoriais e sociais da universidade de Londres e as populações das comunidades do entorno. Esse tema, em particular, resultou como contribuição para as discussões que estão acontecendo no sentido da implementação da política de criação, estruturação e instalação dos Observatórios em cada campus da Unifesp, formulada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Planejamento (ProPlan) da Unifesp.

Após circular pelas dependências do campus Guarulhos e conhecer um pouco de nossas estruturas, Melhuish agradeceu a acolhida dos docentes.
No grupo de professores estavam Iuri Cavlak (História), Marcos Cezar (Pedagogia) e Rosângela Dantas (Letras), ambos da Câmara de Extensão e Cultura da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Regina Reis, professora visitante e coordenadora técnica do Observatório de Educação Superior que atua em conjunto com a professora Magali Aparecida Silvestre, Joana Rodrigues (Letras), membro do Observatório e Assessora de Comunicação e Fabio Franzini (História).