Mensagem da Direção Acadêmica do campus Guarulhos aos ingressantes

Caros (as) estudantes,

É com muita alegria que passamos por aqui para dar a vocês as nossas melhores saudações de boas-vindas. Queremos parabenizar a todos por essa grande conquista, a do ingresso em uma universidade pública. Sabemos que o momento é complexo e delicado porque estamos vivendo uma pandemia. Na verdade, o nosso cenário atual tanto na área da saúde, como no campo político nacional é totalmente ímpar, situação que se reflete em todos os setores e que não está sendo diferente no campus Guarulhos da Unifesp.

A Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, a EFLCH, está de portas abertas para recebê-los (as) e acolhê-los (as) nessa nova etapa de vida, a de estudante universitário. Vocês, agora, fazem parte da história dessa universidade federal, uma das mais importantes do país.

Para muitos a mudança será grande e implicará em alterações da rotina e ajustes, serão novos trajetos na metrópole, novos amigos, novos professores, novas leituras, novos sentidos e novos sonhos. Aqui vocês encontrarão, além dos 3.500 estudantes de graduação e pós-graduação, o trabalho cotidiano de inúmeros profissionais entre professores (246), servidores técnicos (92) e trabalhadores terceirizados (75). Para que todos possam construir conhecimento crítico e ação transformadora é preciso muito trabalho e diálogo constante.

Temos o entendimento e a esperança de que esse momento difícil atual irá passar e o sonho maior de vocês se graduarem será conquistado. E agora que somos todos EFLCH, juntos lembramos que sem alunos não há aulas, não há cursos, não há escola, não há conhecimento e não há pesquisa, por isso é preciso “estar atento e forte” como diz a canção de Caetano Veloso, pois a EFLCH está esperando por vocês.

Atenciosamente,

Direção Acadêmica - (Gestão 2017-2021)

Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre

Prof. Dr. Janes Jorge