Nota de falecimento

À Comunidade Acadêmica

É com profundo pesar que informamos o falecimento do aluno William Gualberto Coimbra, do 5º. Termo do curso de Letras Português-Espanhol (vespertino) no último dia 2 de abril. A notícia chegou à Direção Acadêmica neste final de semana, por meio das redes sociais. Sua morte foi causada por complicações em decorrência do avanço da doença de que era portador, o lúpus. William foi bolsista do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), e bastante atuante, participando do Dia Aberto, das Rodas de Conversa, mantendo a página do NAI em rede social, participando ativamente do concurso para o logo do Núcleo e apresentando pôster no Simpósio organizado pela PRAE, no final do ano passado, quando se encontrava com a saúde bastante debilitada e às vésperas de ser internado.

Ele teve uma passagem expressiva durante o curso como um aluno muito participativo nas aulas, um excelente leitor e um colega sempre disposto no auxílio da turma durante as aulas. “Nas apresentações de seminários, era comum vê-lo se levantar de seu lugar e auxiliar os colegas nos problemas corriqueiros com os computadores, mesmo enfrentando dificuldades de mobilidade”, destacou a professora Sueli Fidalgo, que acompanhou de forma mais próxima sua intensiva luta frente à doença. A doença vinha obrigando-o a intervenções cirúrgicas e um tratamento rigoroso, mas William seguia na batalha pela saúde fragilizada, o que não o desviava de seu grau de comprometimento com o curso, deixando sua marca como um aluno apaixonado pelos estudos. “Matriculava-se em várias UCs. Chegou a cursar, em alguns semestres, 10 disciplinas. Preferia se ocupar com os estudos do que ficar em casa, sob o peso de seus problemas de saúde”, lembrou a professora Sueli.

Durante a Semana de Letras do ano passado, William se mostrou como um dos mais entusiasmados participantes de uma oficina cultural sobre culinária de várias partes do mundo. Como estudante de Espanhol, ele não poupou esforços em trazer para a oficina os bolinhos de tres leches, espécie de cupcakes, típicos do Chile, como contribuição para a degustação dos colegas. Alegre e especialmente dedicado, encheu de entusiasmo e simpatia aquela que seria a sua última participação entre os colegas da EFLCH. De William ficará a lembrança de uma pessoa forte, resiliente e resistente, mas especialmente decidida a lutar e a viver.

Que sua família e seus amigos possam encontrar conforto neste momento tão difícil e recebam da Comunidade EFLCH nossos sentimentos e um abraço solidário.

williamgualberto
William (de avental amarelo) esbanjando alegria ao participar da oficina da Semana de Letras em 2019.

Comunicação EFLCH
Direção Acadêmica EFLCH