Nota de pesar de Falecimento - Marcia Barbosa Mansor D’Alessio (1947-2020)

Nota de pesar de Falecimento

Marcia Barbosa Mansor D’Alessio (1947-2020)

O Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (DH-EFLCH-UNIFESP) lamenta o falecimento, na tarde da última sexta-feira, dia 14 de agosto de 2020, da professora e pesquisadora Marcia Barbosa Mansor D’Alessio, uma das grandes referências da historiografia brasileira. Há mais de um ano, ela lutava contra um câncer.

Marcia atuava há mais de 35 no magistério superior. Em 2009, ingressou como docente de Teoria de História no Departamento de História da EFLCH-UNIFESP, do qual, desde 2011, era professora livre-docente. Ao longo de sua trajetória, ela atuou como docente em várias instituições de ensino, entre elas, a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ela foi uma intelectual ativa, tendo integrado a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e foi presidente da Associação Nacional de História (ANPUH) entre os anos de 2006 e 2008.

Formou-se bacharela em História pela PUC-SP e doutora em Histoire Du Monde Ouvrier Contemporains pela Université de Paris I – Pantheon – Sorbonne, onde foi orientada por Pierre Villar, com o auxílio de bolsa de estudos concedida pelo governo francês. Passados 35 anos, ela retomou seus estudos na França junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales como pesquisadora em estágio pós-doutoral supervisionada por François Hartog e com o auxílio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Márcia tinha um currículo amplo e muito consistente, que representava sua dinâmica atuação no campo da História: participações e organização de eventos, inserção em sociedades e associações, participação de bancas e formação de pesquisadores contemplando 31 orientações de mestrado e 8 de doutorado concluídas, além de orientações de iniciação científica. Ela também foi autora ou coautora de importantes publicações, tais como “Reflexões sobre o saber histórico” (1998), “Nazismo, política, cultura e Holocausto” (2004) e “Espaços de negociação e do confronto na política” (2007); e atuou nos campos do ensino, pesquisa e gestão acadêmica, com grande competência, doçura e generosidade. Marcia foi uma mulher forte e determinada, comprometida com a sociedade em que vivia, e defensora de valores como a democracia e a liberdade.

Neste momento de dor e de perda, o Departamento de História solidariza-se com familiares, amigos, colegas e alunos da querida professora Marcia Barbosa Mansor D'Alessio.

Chefia do Departamento de História da EFLCH-UNIFESP