"Fragmentos para o presente/Fragmentos para a professora Márcia D’Aléssio" - Uma homenagem de estudantes da Unifesp

Estudantes e ex-estudantes do curso de História da Unifesp compartilham algumas de suas memórias com a professora Márcia D'Aléssio, que faleceu no último dia 14.

O texto intitulado "Fragmentos para o presente/Fragmentos para a professora Márcia D’Aléssio" foi publicado na página da revista HH Magazine: humanidades em rede.

No dia de hoje, 14 de agosto de 2020, muitas gerações de ex estudantes de História que tiveram a oportunidade de aprender com a Professora Doutora Marcia Barbosa Mansor D’Aléssio dedicaram-se a rememorar fragmentos. Em tempos de impossibilidade de efetivar as despedidas rituais de forma presencial, recorremos aos grupos virtuais de conversas e às redes sociais para compartilhar como lembramos da Professora Marcia. Reunimos esses esforços de rememoração e, aqui, fomos além, empreendendo outros, como o de desfragmentar sua morte, e com alguns relatos, retraçar sua vida – numa evidente tentativa de desafiar a morte-perda, fazendo-a registro vivido e recordado.

(...)

Tentamos reunir, assim, alguns desses fragmentos de memória da professora Márcia nesse texto, que está longe de ter o brilhantismo de seu intelecto e também não dá conta de reunir todos os fragmentos que perpassam a memória dessa incrível mulher. Mas é um esforço de reunir uma série de fragmentos de pessoas que tiveram uma relação muito específica com a professora Márcia: fomos suas alunas e seus alunos. Entre tantos fragmentos de uma trajetória de vida de uma mulher que foi tanta coisa ao longo de sua história, preferimos reunir aqui nossas memórias em relação a ela por entender que um dos traços mais marcantes da professora Márcia foi sua atuação docente. Sua preparação, sua didática e sobretudo sua generosidade em compartilhar conhecimento é a história que queremos destacar desse emaranhado de memórias que temos dela. Um exemplo muito evidente daquilo que defende Paulo Freire. A professora Márcia nos afetou e é isso que iremos levar de sua trajetória nesse mundo.

À família, amigas e amigos, um forte abraço neste triste momento.

Das alunas e dos alunos da professora Márcia, que fazem questão de usar a palavra de ordem daquelas e daqueles que marcaram nosso mundo: a professora Márcia estará sempre PRESENTE!

Acesse aqui o texto na íntegra