Professora Marcia D’Alessio (Depto. História EFLCH) é homenageada no CONSU

marcia.jpg

No último dia nove de dezembro, às 13h, foi realizada a Sessão Especial de Homenagens do Conselho Universitário, como tem acontecido há alguns anos.

Na oportunidade, a Direção Acadêmica do Campus Guarulhos, que deveria indicar um servidor ou membro da comunidade a ser homenageado, resolveu dar continuidade às homenagens póstumas à Professora Marcia Barbosa Mansor D’Alessio, livre-docente do Departamento de História.

Rodrigo Cesar, ex-aluno e orientando da professora, foi o escolhido para prestar-lhe a homenagem que contou com a presença de um membro da família de Marcia, sua sobrinha Letícia Mattos.

O texto “Marcia, presente – Hoje e sempre” elaborado e lido durante o evento pelo estudante, traduz a importância da docente para muitos que a conheceram:

“Marcia foi e segue sendo uma fonte de inspiração para incontáveis pessoas que com ela conviveram pessoal ou profissionalmente; uma mulher extraordinária por sua sensibilidade, solidariedade e generosidade; sua inteligência e humildade; sua força, ternura e firmeza. O legado que deixou, seu pensamento, sua ação e seu exemplo, serão duradouros no tempo e amplos no espaço”. (texto na íntegra clique aqui).

A indicação dessa homenagem póstuma da Direção Acadêmica da EFLCH veio, uma vez mais, enfatizar a relevância da atuação da professora Marcia, uma das grandes referências da historiografia brasileira. Ela ingressou como docente no Campus Guarulhos em 2009 e teve participação de grande importância no fortalecimento do Departamento de História, quando da criação da área de Teoria da História. Marcia também colaborou na constituição do curso de Pós-Graduação da EFLCH. Tais contribuições se somaram a sua relevante participação junto à Associação Nacional de História (Anpuh) e na formação do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação.