13 de maio - Dia de protestos e de relembrar a Marcha Noturna pela Democracia Racial

Captura_de_Tela_2021-05-14_as_14.33.55.png

Data marca os 133 anos da abolição da escravatura na capital paulistana

A professora Fabiana Schleumer, do Departamento de História da EFLCH, participou, no último dia 13, de reportagem veiculada em telejornal da Rede Globo de Televisão. A matéria explicitou os motivos e a origem da Marcha pela Democracia Racial, e como, desde a abolição, a população negra continua lutando por direitos. A reportagem contou com a participação de personalidades que fazem parte desse movimento como: Abílio Ferreira (escritor e jornalista) e Gilson Luiz Vitório (Gilson “Negão” - Coordenação Nacional de Entidades Negras).

Com a pandemia a Marcha deixou de acontecer, mas o movimento lançou o documentário: “Marcha Noturna: Protesto Negro em SP”, que conta os 25 anos de luta dessa Marcha. Você pode acessar o documentário pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=WfKLTJjdBP0

Durante a reportagem, a professora Schleumer afirma: “A sociedade brasileira é plural, é mista, é complexa, dotada de diferentes grupos. E quando nós pensamos em homenagens, elas devem contemplar todos os grupos e todos os setores sociais. A contribuição dos africanos e seus descendentes na história do Brasil é impar. Eles contribuíram em todos os campos do conhecimento. Então na questão cultural, nas músicas, nas danças, na forma de se pensar a sociedade, na língua, nas relações de trabalho.... Quais os rumos que nós podemos tomar daqui em diante? Inclusão em todos os espaços. Nos espaços educacionais, nos espaços de trabalho, nas posições de chefia, nas posições de liderança. Estamos numa sociedade diversa, mas essa diversidade precisa caminhar com princípios de igualdade.”

Veja a reportagem na íntegra em: https://globoplay.globo.com/v/9512719/

Foto: “Print” de matéria veiculada no SPTV, telejornal da Rede Globo de Televisão, no dia 13 de maio de 2021

[Descrição da foto]

Em destaque, em primeiro plano, a Professora Fabiana Schleumer, negra, de cabelos pretos, brincos em formato de losango, máscara branca tampando boca, nariz e queixo. Veste um vestido de cor creme, com um lenço estampado em cores ocre, marrom e bege escuro, por cima do vestido. Ao fundo, construções térreas, duas casas brancas, de janelas e portas azuis, e uma praça com chão de cimento e bancos de madeira pintados de azul, com uma palmeira bem ao centro da praça, que vemos apenas o tronco.

No canto inferior esquerdo, o nome: Fabiana Scheleumer, abaixo do nome: Chefe do Departamento de História da Unifesp. Ainda é possível ver a temperatura na cidade de Taboão da Serra, que no momento da exibição era de 17 graus Célsius.